Menu

3 dicas para seguir um caminho seguro durante a expansão digital

Jean Paul Vieira, head de marketing e produto na Senior Jean Paul Vieira, head de marketing e produto na Senior

Mantenha todos da empresa atentos aos movimentos do mercado e use o fracasso como experiência

Jean Paul Vieira(*)

Vivemos a era digital, onde ganha quem é mais rápido e assertivo. Mas para isso é preciso investir em tecnologia que faça sentido para o seu negócio. Muitas empresas querem vivenciar a transformação digital, mas poucas sabem realmente como começar. Costumo reforçar que para começar é preciso conhecer muito bem como andam os processos da sua empresa nos mais diversos setores da companhia.

1- Entenda o que é esse movimento

Transformação digital é aplicar tecnologias e processos que possam otimizar atividades diversas da sua empresa, tornando o dia a dia mais ágil, com atuações mais inteligentes e de forma que esse investimento possa potencializar o seu negócio.

2- Mapeamento de onde queremos chegar

5 perguntas são cruciais para este momento de estudo:

- Há quanto tempo os meus processos rodam neste mesmo formato?

- Quais são os meus principais gargalos?

- O que me toma mais tempo e mais força de equipe?

- Onde está o coração da minha gestão?

- Qual o recado que meu mercado de atuação está me dando e quais são as tendências para os próximos anos?

3- Parceiros de confiança

Tendo em mãos um mapeamento do que podemos e queremos melhorar, agora é hora de buscar especialistas em soluções que podem colocar em prática as mudanças que a sua empresa necessita. Pesquise, conheça, experimente e seja criterioso. Escolha uma empresa que não queira apenas a sua conta, mas que possa efetivamente te oferecer suporte em todo o passo a passo para a mudança – o antes, o durante e o depois  –  este último de forma contínua.

Transformação digital é para sempre. Eu sei que se você vai mexer em processos históricos, vai enfrentar diversos tropeços, o que é normal. Mudar nunca é fácil. É preciso ter atenção para que nada seja perdido. Talvez você venha até de uma tentativa falida, mas não se apegue a isso. Use o fracasso como experiência. Se você quer seguir e se manter na transformação digital, o caminho é longo e não tem fim. É preciso manter todos da empresa atentos aos movimentos do mercado, e ter como exemplo cases de sucesso e fracasso – eles podem ensinar muito. Não tenha medo de mudar. A estagnação é implacável: nos negócios e na vida.

(*) Head de marketing e produto na Senior.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes