Menu

CIOs precisam estar preparados para o amanhã digital

Com o atual cenário, a concorrência no mercado e a busca por inovações que otimizem os negócios estão cada vez mais presentes no dia a dia dos executivos. Para alguns líderes, estar preparado para o futuro e ter novas ferramentas que irão auxiliá-los na busca por resultados é fundamental e imprescindível. Este é o caso do CIO (Chief Information Officer).

Está intrínseco ao trabalho desenvolvido por esse executivo, liderar processos de inovação que antecipem tendências para o futuro, sempre impulsionado pelo desejo de ser o mais preparado possível para um amanhã digital, que se aproxima de forma cada vez mais veloz em qualquer setor. 

Mas, apesar dessa certeza de uma digitalização veloz e mais presente, o futuro para os CIOs é motivado por uma nova necessidade de reformular o fornecimento de soluções tecnológicas interessantes, que facilitem e modifiquem a rotina de seu público-alvo. A área de TI não interrompe suas mudanças e os compradores clamam cada vez mais por velocidade e agilidade. Oferecer isso ao mercado de forma antecipada garante diferenciais atraentes e merece a atenção e o foco desse executivo.

Algumas tendências fazem parte deste percurso para o futuro da atuação do CIO. Especialistas fortalecem a ideia de que a Internet das Coisas deve ter espaço significativo no planejamento estratégico desenvolvido por esse profissional. Outro fator não deve mudar: o CIO é o responsável pelos processos de atualização de sua organização, além de pensar o digital dentro dela. Focar nas novas oportunidades de fazer negócio não deve sair do radar do executivo. Isso contribui muito para as ideias diferenciadas e o desenvolvimento de novos produtos.

Mais do que qualquer outro executivo, o CIO deve batalhar pela busca da reafirmação de sua importância dentro da empresa. CIOs e outros chefes de TI devem garantir que todos estejam preparados para o ritmo acelerado das mudanças. Enquanto isso, as companhias e recrutadores que procuram novos líderes para essa área devem se atentar e avaliar a viabilidade de potenciais candidatos dentro de um perfil de rápidas adaptações e ideias. As empresas precisam considerar o quão bem um candidato irá lidar com a agitação projetada para o futuro.

Como headhunter, vejo um futuro cada vez mais desafiador para esse profissional. Portanto, cabe ao executivo assumir o seu papel com clareza, de modo que não fique para trás. A constante atualização do executivo garante também que ele seja desejado pelas empresas, e esse é um importante fator a ser levado em consideração para um futuro de sucesso do CIO. 

 

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes