Menu

Vantagens do MBA Internacional para a carreira profissional

Existem universidades que oferecem bolsas de MBA para estrangeiros, como a Marshall School of Business da University of Southern Califórnia, em Los Angeles

Muitas pessoas estão atentas para a importância da constante capacitação profissional em prol do sucesso na carreira. Quando há oportunidade de estudar fora do País, o curso costuma ser ainda mais atrativo. No entanto, muitos imaginam que esse tipo de situação demanda investimentos muito maiores que uma capacitação no Brasil.

 No geral, essa afirmação é real. Mas há maneiras de tornar essa experiência mais viável. Basta buscar Universidades que oferecem bolsas de MBA para estrangeiros, como a Marshall School of Business da University of Southern Califórnia (USC), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A Universidade selecionará três brasileiros para o programa de MBA internacional. As bolsas de estudos podem chegar a US$ 45 mil e incluem, além desse valor, o auxílio-moradia de até US$ 15 mil, no caso de quem viajará com os filhos. “Além desse exemplo, há outras Universidades em diversos países que oferecem bolsas para estrangeiros”, afirma Leonardo Freitas, sócio fundador da consultoria internacional HAYMAN-WOODWARD e especialista em expatriação.

 Importância do MBA para o sucesso da carreira

 De acordo com Felipe Brunieri, gerente da divisão de Finanças e Tributário da Talenses, o MBA é uma excelente maneira de ampliar o networking e, assim, conquistar sucesso na carreira. “Nos últimos anos, esse curso se popularizou e perdeu um pouco sua essência, que é principalmente a troca de experiências. O MBA tem esse intuito, não deve ser realizado apenas para constar no currículo”, afirma.

 E quando o curso é realizado fora do País, essa troca se torna ainda mais intensa. “O MBA agrega muito mais pela experiência em si, o contato com outras culturas e outros idiomas”, comenta Brunieri. O especialista ainda afirma que empresas de outros países valorizam muito esse tipo de vivência. E em alguns segmentos do Brasil também. Na área financeira, o especialista destaca as consultorias estratégicas e os fundos e bancos de investimento como as que consideram o MBA internacional um ótimo diferencial no currículo.

 No entanto, Brunieri comenta que em empresas de bens de consumo, varejo e indústria de base o MBA internacional não é tão valorizado. “Se o profissional já está dentro da companhia, fez o curso fora do País e retornou ao Brasil, certamente ele será diferenciado. Mas para conquistar vagas em empresas desses segmentos a experiência técnica costuma ser mais importante”, comenta.

 De acordo com o especialista, alguns profissionais retornam de um MBA internacional para o Brasil com a expectativa de conquistar um salário muito acima da média. Mas o ganho financeiro, em empresas dos segmentos citados, costuma ser semelhante ao anterior à viagem. Por outro lado, o especialista afirma que mesmo para esse tipo de empresas, o MBA internacional é válido. “O profissional só não deve ter a expectativa do retorno do investimento em curto prazo. Mas, a longo prazo, a experiência torna-se um diferencial para o crescimento dentro da companhia”, comenta.

 Recomendações para o MBA internacional

 Brunieri lembra que o MBA se torna ainda mais efetivo para profissionais mais velhos. “Como o objetivo é a troca de experiências, esse tipo de curso é ideal para os profissionais que têm entre 33 e 40 anos, que estão em nível gerencial e carregam uma bagagem técnica e comportamental, como a própria liderança”, sinaliza. Ele explica que nesse intervalo de idade é quando o profissional mais pode agregar e usufruir experiências.

 E, por fim, o especialista afirma que esse tipo de curso é essencial para profissionais que almejam se tornarem diretores. “Até a coordenação sênior é possível conquistar apenas com uma pós-graduação. Mas a partir dessa posição, o MBA torna-se cada vez mais essencial para galgar degraus dentro da companhia”, pondera.

 

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes