Menu

Laboratório do CPqD recebe credenciamento da Abecs

Laboratório do CPqD recebe credenciamento da Abecs

Certificação garantirá que terminal PIN PAD funcione dentro do padrão

 

Desde 2009 empresa atua como um dos laboratórios credenciados da entidade

O Laboratório de Comutação e Terminais do CPqD foi credenciado pela - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) para realizar testes de equipamentos visando a obtenção de uma nova certificação nessa área. Especificada no ano passado, essa certificação da entidade tem o objetivo de garantir a conformidade, a interoperabilidade e a segurança do protocolo da Biblioteca Compartilhada de PIN Pad (Personal Identification Number Pad). Ele é utilizado nesses dispositivos de captura de senha e dados de cartões - pequenos teclados em que o usuário insere o cartão e digita sua senha - que funcionam conectados a um computador, ou outro dispositivo, onde estão instalados os aplicativos das empresas adquirentes.

“O protocolo da Biblioteca Compartilhada de PIN Pad permite a transmissão das informações (dados do cartão e senhas) capturadas pelo dispositivo para a aplicação que está no computador, de forma organizada e segura (por meio de criptografia)”, explica Gustavo Sinzato, engenheiro do CPqD. “E essa nova certificação deverá garantir que qualquer terminal PIN Pad funcione dentro do padrão e com todos os aplicativos de adquirentes existentes no mercado”, acrescenta.

Desde 2009, o CPqD atua como um dos laboratórios credenciados da Abecs no País (são três no total) para a realização de testes de segurança física (violação) de dispositivos POS (Point of Sale) e PIN Pad. Com base nos laudos emitidos a partir desses testes, a Abecs concede a certificação de segurança aos fabricantes desses equipamentos - que são utilizados pelas empresas adquirentes em estabelecimentos comerciais ou em dispositivos móveis.

Para o credenciamento visando a realização dos novos testes de protocolo PIN Pad, o CPqD passou por um processo seletivo, que incluiu uma visita do comitê da Abecs às suas instalações em Campinas - em particular, à Diretoria de Laboratórios e Infraestrutura de Redes, que é responsável pelo Laboratório de Comutação e Terminais.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes