Menu

Universidades da América do Norte virtualizam suas redes com plataforma VMware

Universidades da América do Norte virtualizam suas redes com plataforma VMware

Solução capacita instituições de ensino a tornarem-se agentes de serviços de TI e fornecedoras de serviço de nuvem comunitária

A VMware, Inc. anuncia que as universidades americanas de New Mexico (UNM) e de New Hampshire e a canadense Université Laval implementaram ambientes de produção da plataforma de virtualização de rede VMware NSX®. Desenvolvido como parte de uma arquitetura de data center definida por software, o VMware NSX fornece às equipes de TI destas universidades a agilidade e a segurança necessárias para acompanhar a velocidade das pesquisas e das descobertas.

Um componente significativo de TI no apoio à pesquisa acadêmica sempre foi o provisionamento de redes para apoiar aplicativos atuais e futuros, assim como a configuração contínua e a gestão da infraestrutura de rede física. No entanto, as equipes de TI têm apresentado cada vez mais melhorias e evoluções em suas abordagens para segurança tecnológica, como no caso das pesquisas e informações, que progressivamente se tornam alvos de hackers e criminosos.

As três universidades aperfeiçoaram com sucesso a velocidade e a eficiência da TI com a qual podem intermediar serviços de tecnologia da informação para diferentes departamentos dentro de suas organizações, reproduzindo o modelo completo da rede no software por meio do VMware NSX. Além disso, as instituições aprimoraram a segurança de seus data centers ao usar a microssegmentação e as capacidades de distribuição do NSX para complementar as soluções de TI existentes e conferir segurança à infraestrutura de seus data centers. Essas capacidades estão sendo estendidas do data center até o usuário final por meio do VMware Horizon® Desktop as a Service e do Horizon Virtual Desktop.

Construindo uma plataforma segura para vários clientes com o VMware NSX

Antigamente, na University of New Mexico, cada uma das escolas com mais de 100 departamentos tinha sua própria organização de TI. Com mais de 35.000 estudantes e 9.100 professores e funcionários, tornou-se claro que a universidade precisava adotar um novo modelo. A UNM instalou uma combinação de VMware NSX com VMware vRealize® Automation™ em todo o campus. As funcionalidades de microssegmentação do VMware NSX permitem à instituição configurar domínios de segurança e uma rede por departamento, oferecendo assim, serviços de segurança específicos para diferentes tipos de usuários. A combinação do NSX com o vRealize Automation permite o autosserviço e suporta a transição do departamento, que agora também apoia a infraestrutura de forma a tornar-se um agente de serviços de TI em toda a universidade.

“Não precisamos apenas proteger os dados de cada estudante individualmente, devemos também assegurar que todas as partes dos materiais de pesquisa estão altamente seguras – claramente, o VMware NSX foi uma mudança de parâmetro para nós”, disse Brian Pietrewicz, diretor de Plataformas de Computação da University of New Mexico. “A velocidade e a eficiência também são benefícios bastante tangíveis. Quando um departamento precisa de um sistema, eles não necessitam mais solicitá-lo, esperar três semanas, provisioná-lo e assim por diante. Agora, o processo completo, que envolve acessar o portal de autosserviço e clicar em alguns botões, demora apenas 20 minutos. Isto nos permitirá duplicar ou até triplicar de tamanho sem contratar novos funcionários.”

Disponibilizando a velocidade e a flexibilidade exigidas por um agente de serviço de TI

A universidade de New Hampshire experimentou uma crescente demanda por novos aplicativos em várias escolas do campus. Cada aplicativo tinha sua própria rede e exigências de serviços de segurança. O crescimento ultrapassou os recursos disponíveis de pessoal de TI e o processo complexo de desenvolvimento de serviços de rede desacelerou o tempo de provisionamento. A cada mudança, havia um risco de interrupção de serviço para a rede física. Além das inúmeras melhorias, a UNH também estava pesquisando como se tornar um agente de serviços para que pudessem conduzir novas oportunidades de receita. Agora, a UNH está ampliando a capacidade computacional disponível da VMware vSphere® para oferecer redes personalizadas e serviços de segurança para todas as faculdades do campus usando o VMware NSX.

“O VMware NSX fornece redução de custos e diminuição de riscos para a UNH, além de funcionalidades para disaster recovery, provisionamento automático, auditoria de compliance e computação de usuário final no campus”, afirma Stan Waddell, CIO da UNH. “O movimento de implementação de uma arquitetura de data center definido por software com vSphere e NSX como fundação nos dá a flexibilidade necessária para atender às exigências de TI da nossa diversificada população de usuários e clientes internos.”

De agente de serviço de TI a fornecedor de nuvem da comunidade

A U-Laval implementou um modelo central de TI que é autossuficiente e funciona com sucesso. Todos os departamentos da universidade concordam sobre o valor e a facilidade de uso de uma TI centralizada com um agente de serviços de TI. Além disso, a U-Laval desenvolveu uma “nuvem comunitária” para engajar municípios, entidades do setor público, conselhos escolares e órgãos governamentais em Quebec, com o objetivo de fornecer uma solução de nuvem acessível. Depois do piloto realizado, a U-Laval conquistou mais clientes, como o Ministério de Turismo. O NSX permitiu à instituição de ensino disponibilizar ambientes completamente isolados para diferentes clientes em uma mesma infraestrutura, com rápido provisionamento e uma abordagem altamente rentável.

 

“Organizações empresariais estão sofrendo para acompanhar o crescimento exponencial do volume de dados que precisam gerenciar com infraestruturas inadequadas ou obsoletas e mudanças rápidas na tecnologia”, disse Guillaume Moutier, diretor do Escritório de Arquitetura da Université Laval. “Com a moderna infraestrutura de data center definido por software que construímos e com funcionalidades de segurança, automação e capacidades para diversos clientes do VMware NSX, somos capazes de ir ao mercado com uma solução que aborda de forma rentável todas essas questões.”

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes