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Aeroporto Internacional de São Paulo usa soluções Dell para modernizar infraestrutura de TI

Aeroporto Internacional de São Paulo usa soluções Dell para modernizar infraestrutura de TI

O projeto no GRU Airport contemplou a padronização de todos os equipamentos usados no data center, com uma estrutura modular de servidores e storage, que permite uma rápida expansão

 

A Dell – uma das maiores fornecedoras de soluções de TI ponta-a-ponta do mundo – participou da modernização do data center e da plataforma de atendimento aos clientes do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos. O maior da América Latina, este aeroporto recebe cerca de 39 milhões de passageiros ao ano e opera 810 voos diários. 

O projeto começou a ser desenhado após a Concessionária assumir a gestão do aeroporto – até então administrado pelo Governo Federal –, há cerca de quatro anos. Na época, a empresa identificou a necessidade de modernizar a infraestrutura de TI, com o objetivo de torná-la mais confiável, eficiente, flexível e escalável para atender às demandas do aeroporto.

“No aeroporto, a tecnologia está em tudo o que a gente vê. A partir do momento que uma aeronave toca o solo, ela passa a ser responsabilidade nossa. É a tecnologia que coloca o avião no finger correto, que aloca os recursos necessários de acordo com o número de passageiros e tipo de aeronave”, pontua Emerson Thomazini, coordenador de Infraestrutura do GRU Airport. “A tecnologia também fornece informações aos passageiros, incluindo horários dos voos e é essencial para a operação do sistema aeroportuário como um todo”, acrescenta.

A partir da percepção sobre a importância da TI, o GRU Airport abriu um processo de licitação, com o intuito de escolher o melhor fornecedor para modernizar o data center e a plataforma de atendimento aos clientes. Após analisar propostas dos principais provedores do mercado, a administração do aeroporto escolheu a Dell. Entre os fatores que mais pesaram na decisão foram a possibilidade de ter um único ponto de contato para a implementação de toda a infraestrutura do data center, assim como a qualidade de atendimento, implementação e suporte fornecidos pela Dell.

O projeto do novo data center e da plataforma de atendimento aos passageiros foi desenhado a quatro mãos pela Dell e o time de TI do GRU Airport. Entre as premissas, houve uma preocupação de criar uma estrutura modular, permitindo assim uma rápida expansão para acompanhar as necessidades do aeroporto.

O novo data center foi desenhado 100% baseado em soluções Dell, com uma estrutura modular baseada em servidores blade Dell PowerEdge, storage Dell Compellent SC8000 – para armazenamento de alta performance – e Dell PowerVault TL200, além do appliance de backup Dell DR4000. O ambiente, desenhado inicialmente com uma capacidade de 50 TB, já atingiu 170 TB.

Thomazini ressalta que um dos segredos do sucesso da implementação do data center foram os serviços de implementação e de suporte (ProSupport Missão Crítica) fornecidos pela Dell. “Temos um SLA extremamente agressivo de duas horas de resolução para os servidores blade e de quatro horas para substituição de discos”, explica o executivo.

O projeto do GRU Airport incluiu também a modernização e padronização dos equipamentos utilizados para atendimento aos passageiros. A Dell respondeu pela customização e implementação do ambiente, composto por PCs (desktops Dell OptiPlex, notebooks Dell Precision e Dell Latitude e workstations Dell Precison Mobile) e soluções Microsoft, Symantec e VMWare.

Assim como no caso do data center, uma preocupação foi não só atualizar a plataforma de atendimento aos passageiros, mas garantir que disponibilidade, confiabilidade e escalabilidade para demandas futuras. A Dell ainda é responsável pelo serviço de suporte para as soluções de hardware e de software. “Nossa parceria garante muitas chegadas e partidas”, sinaliza o coordenador de Infraestrutura do GRU Airport.

“Projetos como esse do GRU Airport reforçam a capacidade da Dell de posicionar-se como um parceiro dos clientes, ao desenhar, implementar e suportar soluções tecnológicas, próprias e de terceiros, que atendam às reais necessidades de negócios das empresas”, afirma Luis Gonçalves, presidente da Dell Brasil.

 

 

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