Menu

Cisco destaca Internet de Todas as Coisas no Ciab

Cisco destaca Internet de Todas as Coisas no Ciab

Empresa fará demonstrações da tecnologia para o mercado financeiro

A Cisco leva ao CIAB FEBRABAN 2015 sua plataforma de conectividade para a Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything – IoE), com convergência entre diversas tecnologias voltadas ao mercado financeiro. As demonstrações incluem sensores integrados com gerador de névoa para segurança de agências e Wi-Fi e telemetria para transporte de valores. A participação da companhia no evento conta ainda com a primeira unidade de um Banco Digital produzido no Brasil e palestras de especialistas. O estande da Cisco (nº41) está localizado junto à entrada do CIAB FEBRABAN 2015.

A Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything – IoE), uma tendência de crescente conectividade entre coisas, dados, processos e pessoas, terá um impacto significativo no mercado financeiro. No estudo Índice de Valor da Internet de Todas as Coisas, a Cisco estima que o valor em jogo associado com a IoE será de US$ 1,3 bilhão para a indústria de serviços financeiros ao longo dos próximos 10 anos. Um dos pontos onde esse ganho pode ser melhor aproveitado pelas instituições é na segurança física de suas instalações e valores, e é para esta área que a Cisco apresenta algumas das suas tecnologias este ano.

Uma das demonstrações acontece em uma sala, na qual sensores sofisticados ativados por movimento podem ser integrados a um gerador de névoa, prevenindo com mais eficiência roubos e arrombamentos de caixas eletrônicos. A solução funciona na velocidade necessária para que a detecção do movimento e a ativação da névoa seja mais rápida que a ação dos criminosos. A tecnologia apresenta também uma inteligência precisa, para que o sistema não dispare sem um motivo real e concreto.

Outra demonstração acontece em um ônibus em miniatura, no qual é simulado o transporte de valores conectado e seguro. Baseada no roteador Cisco 819 Integrated Services, a plataforma de conectividade da Cisco conta com Wi-Fi e 4G para o rastreamento de rotas e gateway M2M (conexão máquina a máquina) para o monitoramento da velocidade, frenagem e carga dos veículos. Com a plataforma, é possível prevenir desgastes e roubos de carros-fortes e, em integração com câmeras IP, evitar fraudes em operações com a identificação do motorista responsável pelo atendimento (no caso de guinchos, por exemplo).

“Com tecnologia, hoje é possível que instituições financeiras e seguradoras monitorem todo o espectro das suas atividades – de caixas eletrônicos em áreas remotas até o uso dos veículos e dos motoristas por eles responsáveis”, afirma Rodrigo Gonsales, Diretor de Soluções da Cisco para o segmento financeiro. “Mas para aproveitar plenamente os benefícios que a Internet de Todas as Coisas traz, é preciso lembrar da necessidade de uma plataforma de conectividade robusta e segura, capaz de suportar o tráfego de dados de todos os dispositivos com qualidade e estabilidade”, afirma o executivo. 

Banco Digital produzido no Brasil 

A Cisco também levará ao CIAB FEBRABAN 2015 a primeira unidade de um Banco Digital produzido no Brasil. O Banco Digital (ou Virtual Teller) é uma plataforma concentradora de serviços projetada pela companhia, que possibilita a interação entre cliente e o banco em tempo real por meio de áudio e vídeo em alta definição. A solução pode ser customizada de acordo com as necessidades de negócio de cada banco, podendo oferecer atividades que vão além das realizadas pelos caixas eletrônicos tradicionais, como Wi-Fi, abertura de conta, emissão de cartões, plataforma online de assinatura eletrônica e digitalização de documentos.

O Banco Digital é o resultado do trabalho de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Inovação IoE da Cisco Rio de Janeiro em parceria com o Centro de Pesquisa FIT e com a Althus Tecnologia. A solução, que já teve um protótipo apresentado na edição do ano passado do CIAB FEBRABAN, teve a sua estrutura aprimorada para ser agnóstica às aplicações bancárias e está pronta para a fabricação sob demanda. Devido à versatilidade da plataforma Banco Digital na integração e orquestração de softwares e hardwares, o produto pode ser customizado para outras indústrias, como educação, serviços públicos, segurança, varejo e etc.

Palestras no congresso e outras demos

Além do Banco Digital e das tecnologias integradas para IoE, a Cisco apresenta no CIAB FEBRABAN 2015 soluções das demais áreas em que atua: em Mobilidade e Colaboração (com demonstrações do Gestor de Fila e da Telepresença como Serviço, em parceria com a Embratel); em Data Center e Nuvem (com o ecossistema Intercloud, a maior rede de nuvens interconectadas do mundo); em Segurança Digital (com todo o novo portfólio de Security); e em Eficiência Operacional (com soluções como “Branch-in-a-box” – Cisco iWan e sistemas de gestão inteligente de energia elétrica). 

Por fim, a companhia marca presença no congresso com palestras de especialistas. Confira:

Dia 17/06 – Quarta-feira – 14 horas

Auditório: Lígia Clark - Trilha Seguros

Tema: Consumidor e a proteção do mercado

Palestrante: Vladimir Batista – Sales Leader for Customer Collaboration da Cisco

 Dia 17/06 – Quarta-feira - 15h30

Auditório: Anita Malfatti - Trilha Segurança da Informação

Tema: Securing the internet of things opportunity

Palestrante: Ghassan Dreibi Junior – Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Segurança da Cisco

Dia 18/06 – Quinta-feira - 11h30

Auditório: Ligia Clark - Trilha Seguros

Tema: Desafios da distribuição de seguros

Palestrante: Rodrigo Gonsales – Diretor de Soluções para o Mercado Financeiro da Cisco

 Dia 18/06 – Quinta-Feira – 14h

Auditório: Di Cavalcanti - Trilha TI e Telecom

Tema: UX – User Experience

Palestrante: Rodrigo Gonsales – Diretor de Soluções para o Mercado Financeiro da Cisco

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes