Menu

Multilog adota SAP S/4 Hana em nuvem e aprimora governança interna

Multilog adota SAP S/4 Hana em nuvem e aprimora governança interna

Com auxílio da Brasoftware e da SPRO IT Solutions, o projeto de ERP na nuvem trouxe mais agilidade, escalabilidade, segurança e economia

Para otimizar seus processos e aprimorar a estrutura de governança interna, visando a expansão e transformação digital da empresa, a Multilog, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, contou com a SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, para implantar o ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) SAP S/4 HANA e com a Brasoftware, maior parceiro da Microsoft no País, para projetar e implantar o ambiente em nuvem, utilizando a solução Microsoft Azure.

O processo de implementação do ERP, que durou cerca de sete meses, teve o desenvolvimento e provisionamento de acesso à infraestrutura 100% em nuvem Microsoft realizado em 5 dias. "Ao utilizar o Azure na hospedagem do SAP S/4HANA, a Multilog obteve mais agilidade no processo de instalação e implementação da solução, sem necessidade de alto investimento em hardware. Isso trouxe como benefício a redução de custos e também mais segurança e disponibilidade dos serviços", explica Alison Martins, gerente técnico de SAP da SPRO. "Projetos de migração para a nuvem de um sistema tão crítico e complexo como o ERP precisam de planejamento, testes e validações para que se tenha a certeza de que todo o legado e serviços estejam no ar. E foi exatamente isso que conseguimos garantir com o Azure, que suportou também todo o ambiente Open Source – SUSE da Multilog", comenta Marcelo Leal, executivo de estratégia open source da Microsoft.

Leonardo Moura, Gerente de TI da Multilog, conta que durante o projeto, a Brasoftware auxiliou na especificação e implementação de toda a infraestrutura em nuvem e conectividade com os datacenters da Multilog. "Com a expertise do time Brasoftware nessa plataforma, fomos capazes de subir rapidamente o ambiente para a nuvem, levando em conta o curto prazo que tínhamos para desenvolver e concluir o projeto. A Brasoftware nos auxiliou trazendo uma abordagem para a adoção e uso do Microsoft Azure como um serviço de nuvem pública para hospedar nosso SAP", afirma o executivo.

Além da necessidade de disponibilizar um meio de interconexão consistente, um grande desafio foi entregar uma infraestrutura robusta e 100% homologada para SAP S/4HANA. Hoje, poucos provedores de nuvem pública têm essa capacidade e a Microsoft vem se destacando como líder de mercado para esse segmento, com alto nível de performance comprovada para cargas de trabalho SAP. "Toda a arquitetura do Azure foi desenhada minuciosamente pelo time de soluções da Brasoftware, visando atender plenamente os mais altos níveis de requisitos técnicos da SAP", comenta Danilo Figueiredo, executivo em Soluções Cloud da Brasoftware.

A SUSE, principal plataforma para implantações do SAP HANA no Linux, também auxiliou nesse processo. O sistema operacional otimizado é certificado, testado e totalmente suportado, fornecendo a confiabilidade de que a Multilog precisa para executar os ambientes SAP, além de garantir flexibilidade com base no uso de recursos de computação virtual e na capacidade de ampliar ou reduzir a solução conforme necessário. A integração perfeita do sistema operacional SUSE com o Microsoft Azure resulta em um ambiente de nuvem facilmente gerenciado.

O próximo passo do projeto será o aprimoramento da estrutura de conectividade por meio de interconexão dedicada, com alta performance e baixa latência, visando aprimorar a experiência de acesso ao SAP, além de um plano de recuperação de desastres simples, resiliente e automatizado com baixo custo, por meio de soluções nativamente disponíveis no Azure.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes