Menu

Pesquisa revela hábitos de segurança de quem compra e paga pela Web

Pesquisa revela hábitos de segurança de quem compra e paga pela Web

Mostra foi realizada pela Mercado Pago, empresa de pagamentos do Mercado Livre

 

O Mercado Pago, empresa de pagamentos do Mercado Livre, realizou uma pesquisa para conhecer os hábitos de segurança mais adotados pelos internautas quando o assunto é comprar e realizar pagamentos online. A pesquisa, realizada com 400 usuários de pagamentos online em dezembro/2015, mostra que o uso privado dos dispositivos é um cuidado adotado pela maioria (65%).

O dispositivo mais utilizado para acesso à internet é o smartphone (75%) seguido do notebook (65%) e do desktop (54%). Esses números, quando comparados à pesquisa realizada em 2014, mostra um aumento de 22 pontos percentuais no uso do celular para acessar a internet e uma redução de 13% no uso do desktop. Como pontos que exigem maior atenção na hora de acessar a internet para compras e pagamentos, os entrevistados destacam: informar dados pessoais, como contas de e-mail, endereços e documentos (84%), invasão de privacidade - acesso a contas de e-mail e redes sociais (77%) e informar dados de cartão de crédito e bancários (75%).

Quanto ao comportamento de navegação, a pesquisa revela que as páginas mais acessadas pelos consumidores online são: e-mails (95%), lojas virtuais (83%), redes sociais (81%) e sites de buscas (80%). Entre os hábitos de segurança da informação, os dois mais adotados são a instalação de um antivírus no computador (75%) e fazer o logoff antes de sair de um site (66%). E para aumentar a segurança na hora das compras online, as duas ações mais adotadas são a compra em lojas conhecidas (80%) e dar preferência pelo uso de um meio de pagamento conhecido (73%).

Dicas para comprar e pagar online

O Mercado Pago, empresa com experiência de 12 anos no mercado de pagamentos online na América Latina, dá algumas dicas para uma navegação segura na hora de comprar e pagar pela internet. "A tecnologia atua em favor da segurança e o Mercado Pago, por exemplo, é uma empresa certificada PCI-DSS - Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento - o que garante a nossos clientes que seus dados são tratados com o mais alto padrão de segurança. Somado a isso, é importante que o usuário adquira hábitos para a segurança de seus próprios dispositivos", destaca Walter Campos, Head Comercial do Mercado Pago.

Confira algumas dicas:

- Evite fazer compras na internet a partir de computadores públicos Sempre que possível, faça as suas compras a partir de computadores próprios. Máquinas públicas (de uma lan house ou da faculdade, por exemplo) podem não ter recursos de segurança importantes, como atualizações de sistema operacional e antivírus.

- Cuide da segurança do seu computador ou dispositivo móvel. Mantenha seu sistema operacional e programas (principalmente navegadores) atualizados. Utilize um antivírus e não se esqueça de também mantê-lo atualizado. Tenha cuidado com links, sites e e-mails falsos que direcionam para arquivos maliciosos.

- Não faça compras e nem envie informações por e-mails não solicitados (SPAM). Se você recebeu um e-mail promocional de uma empresa que você não conhece, não faça a compra nem envie informações pessoais; você está diante de um SPAM.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes