Inovação em Fidelização

Banco do Brasil


Clique na foto e veja a legenda

BB cria aplicativo que aceita pagamentos com pontos Livelo

APP Ourocard torna-se uma solução completa de cartões virtuais, com suporte à tecnologia NFC

Maria Lúcia D’Urso

O Banco do Brasil busca se posicionar no mercado como um banco inovador em soluções digitais e de meios de pagamento aos seus clientes. Esse foi um dos motivos que levou a instituição a desenvolver o projeto App Ourocard - Pagamento com Pontos Livelo NFC, vencedor do Prêmio efinance 2017 na categoria Inovação em Fidelização.

Uma das propostas dessa iniciativa foi tornar o App Ourocard uma solução de cartões virtuais completa. Isso quer dizer que os clientes podem agora realizar compras nas lojas físicas utilizando os seus pontos de relacionamento Livelo como mais um meio de pagamento. E o que é mais importante: empregando nas transações a tecnologia NFC. Vale ressaltar que o APP Ourocard ganhou também a capacidade multifunção. Ou seja, aceita agora operações de crédito, débito e pontos Livelo, o que oferece comodidade, segurança e praticidade aos clientes.

“Além de proporcionar novas experiências ao usuário, o APP Ourocard possibilitou criar um ambiente de fidelização do cliente. Isso contribuiu para aprimorar o seu relacionamento com o banco, extrapolando a fronteira do uso dos saldos disponíveis em conta corrente e limite de cartão de crédito”, assinala Rodrigo Klein, gerente geral da Diretoria de Tecnologia do BB.

O entrevistado afirma que o Banco do Brasil é o primeiro do mercado a utilizar a tecnologia NFC em aplicativos móveis. “Para empregar esta funcionalidade no celular, o cliente usuário de dispositivos Android deverá baixar o aplicativo App Ourocard no seu dispositivo móvel, disponível no atalho da tela principal do aplicativo do BB ou nas lojas Google Play”, explica o gerente geral.

Após realizar alguns passos para o login inicial, o aplicativo irá apresentar os cartões do cliente. Quem possuir cartões habilitados para NFC poderá efetuar pagamentos com esta tecnologia. Ao selecionar a opção de pagamento NFC, o cliente escolhe a melhor forma de realizar o pagamento: crédito, débito ou pontos.

Ao escolher a opção de Pontos, o APP apresenta o saldo atual de pontos Livelo. O cliente pode simular quantos pontos serão necessários para realizar a compra, bastando para isso informar o valor do produto que pretende adquirir. Em seguida, se quiser autorizar a compra com pontos, só é necessário aproximar o celular do POS (Point Of Sale), após o atendente escolher a função crédito como default e informar o valor da compra.

Chave de segurança

A compra com pontos NFC utiliza o mesmo mecanismo de segurança já existente para as outras funções, ou seja, o celular emitirá para a máquina uma chave de segurança (token), eliminando qualquer possibilidade de captura do número do cartão principal do cliente. Portanto, os benefícios para clientes estão ligados à modernidade, praticidade e, também, segurança.

O pagamento NFC com Pontos Livelo no App Ourocard para smartphone está disponível para transações realizadas nas máquinas da Cielo e Redecard, com cartões da bandeira Visa.

Iniciado em setembro de 2016, o projeto ganhador do Prêmio efinance foi concluído em dezembro do mesmo ano. A partir de janeiro último, foi iniciada a homologação da solução, por meio de piloto restrito a funcionários do banco. Na primeira quinzena de fevereiro de 2017 houve o lançamento oficial da versão do App Ourocard para dispositivos Android.

Com um custo estimado de R$ 72 mil, o projeto consumiu um total de 800 horas de pessoal especializado. Os ambientes de TI envolvidos no desenvolvimento da solução são a arquitetura orientada a serviços; mainframe Cobol com Banco de Dados Relacional DB2 e arquivos VSAM; monitores CICS e GRI; plataforma WEB/Java (Mobile Banking) e plataformas Android (Mobile Banking).