Autoatendimento

TecBan


Clique na foto e veja a legenda

Solução da TecBan otimiza gestão de caixa dos varejistas

Banco24Horas+Varejo é um ATM reciclador de notas que recebe depósitos dos comerciantes

Irineu Uehara

Foi neste ano que a TecBan lançou o produto Banco24Horas +varejo, um ATM reciclador de notas voltado para estabelecimentos comerciais de todos os segmentos. A premissa da iniciativa foi a de otimizar a gestão do ciclo do dinheiro, possibilitando também que os varejistas possam depositar no terminal o numerário recolhido de seu caixa. Munido destes atributos, este case acabou por arrebatar o Prêmio efinance 2017 na categoria Autoatendimento.

“Os ATMs Recicladores são uma realidade em todo mundo. A TecBan está presente em mais de 11 mil estabelecimentos em todo o Brasil com um relacionamento próximo e constante. A partir deste convívio diário percebemos uma oportunidade de otimizar a gestão do ciclo do numerário”, declarou a Tecban, por meio de sua assessoria de imprensa.

Ao abrigar o novo caixa eletrônico, o lojista desfruta de maior praticidade e segurança, pois a responsabilidade pelos valores depositados passa a ser da TecBan, reduzindo custos operacionais e deslocamentos e aumentando a agilidade e o controle para fechar o movimento do dia.

Assim, ao final do expediente, o comerciante pode depositar as cédulas no ATM, que faz a contagem e verificação automaticamente e emite um comprovante – o que reduz, de quebra, a necessidade de conferências. Após esse processo, os valores ficam de pronto disponíveis na conta corrente.

O dinheiro depositado no ATM é, além do mais, utilizado como numerário para saque dos clientes. De resto, para os consumidores, as funcionalidades do caixa eletrônico são as mesmas dos demais terminais da Rede Banco24Horas, suportando transações como saque, emissão de saldo e extrato e pagamento de contas, entre outras.

A solução envolveu o trabalho de todas as áreas de TI da TecBan. No momento, o Banco24Horas +varejo já está funcionando em um supermercado em São Bernardo do Campo/SP e em um posto de gasolina na capital paulista.

Expectativa para ampliação da rede

Mais à frente, em uma primeira fase, a expectativa é ter 5.000 caixas eletrônicos Banco24Horas+varejo instalados nos estabelecimentos comerciais parceiros em todo o Brasil, atraídos pelas vantagens ofertadas, como segurança, praticidade e contenção de custos com guarda e transporte de valores.

Mais pormenorizadamente, o varejista conta com benefícios como: geração de comprovantes de depósito a cada operação; emissão de relatórios gerenciais; contabilização e validação de cédulas, evitando processos manuais de recontagem; e possibilidade de detecção de cédulas falsas.

Além disso, a solução também disponibiliza transações bancárias de mais de 40 bancos em um só terminal, contribuindo então para o maior fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos e consequente aumento do faturamento.

Ao fazer um balanço final dos principais resultados amealhados pelo projeto, a TecBan destaca redução de custos, rapidez, praticidade e segurança na gestão do dinheiro pelos varejistas: “Os relatos reforçam a facilidade da operação e a velocidade com que o suprimento de numerário é realizado no Banco24Horas +varejo”, conclui a empresa.