Virtualização de Testes

TecBan


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Automatização remota de testes traz comodidade e flexibilidade para clientes

Laboratório virtual da TecBan mantém as mesmas funcionalidades dos três laboratórios físicos da empresa

Suzel Belmonte

A TecBan criou um laboratório virtual (LabVirtual) de ATMs (Automated Teller Machine) que disponibiliza um portfólio de serviços de homologação para as instituições financeiras que fazem parte da Rede Banco 24 Horas. Além de reduzir os custos das operações, o objetivo da organização é proporcionar mais comodidade aos clientes, aumentar a produtividade e a eficiência operacional, com a automatização remota de recursos de testes. O case, batizado de “Laboratório Virtual de Testes da TecBan”, participou do Prêmio efinance 2017 e acabou como vencedor na categoria “Virtualização de Testes”.

O projeto consiste no desenvolvimento de um Laboratório Virtual, no qual continuam a ser oferecidas as mesmas funcionalidades já providas pelos três laboratórios físicos (São Paulo, Barueri e Brasília) da TecBan. A diferença é que nos laboratórios físicos os processos de testes eram manuais. O upgrade tecnológico ocorreu justamente nestes processos, que passaram a ser realizados virtualmente, assim como os fluxos de pedidos e aceites dos processos de homologação. A equipe responsável pelo projeto criou uma interface personalizada para cada um dos 40 bancos que disponibilizam operações financeiras (a seus clientes) na rede independente de autoatendimento.

Por meio desta interface, é possível fazer o controle de escopo, agendamento de testes e o aceite após a finalização da homologação, com a inclusão da pesquisa de satisfação preenchida para cada atendimento, de forma eletrônica. O sistema ainda permite a execução remota dos testes com a ajuda de uma ferramenta que simula as mesmas funções de um ATM Banco24Horas, além de consulta a informações referentes ao negócio. w

Segundo a TecBan, o LabVirtual facilitará a gestão das necessidades de testes das instituições clientes nos ATMs da rede, permitindo um controle mais eficaz e economia em deslocamento de recursos ao laboratório físico, mas com o mesmo atendimento já dispensado no antigo ambiente. Outra vantagem, aponta a empresa, é a flexibilidade, pois não há restrições de data e horário para execução dos testes.

O Laboratório Virtual é oferecido para todas as instituições financeiras clientes da TecBan, em 598 cidades do território nacional. A Rede atingiu a marca de 19.861 caixas eletrônicos e 1,646 bilhão de transações em 2016, ocupando a quinta posição no ranking das maiores redes independentes em ATMs do mundo.

As fases do projeto

A primeira fase do projeto foi implantada em dezembro de 2016 na empresa, e colocada à disposição das instituições financeiras. A segunda fase (expansão de ATMs virtuais e adição de mais funcionalidades) foi concluída no primeiro trimestre de 2017, e a última versão da solução foi implementada há quatro meses e está sendo expandida entre os clientes.

As alterações são realizadas em ambiente de desenvolvimento, homologadas e aplicadas em ambiente de produção após o aceite dos envolvidos.

Como medição de retorno e feedback dos clientes quanto à utilização do LabVirtual, a TecBan implementou uma pesquisa de satisfação que permitirá à instituição medir o grau de satisfação dos clientes. As equipes técnicas também contam com ferramentas que avaliam constantemente a capacidade e performance do ambiente.