Automação em Cooperativa

Sicoob


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Sicoob aprimora sistema de automação bancária

O Sisbr é dotado de 40 módulos integrados, que fazem o controle financeiro, contábil, operacional e dos processos de apoio a decisões.

Inaldo Cristoni

As cooperativas financeiras contam com uma ferramenta de automação bancária que lhes permite continuar a se destacar na oferta de crédito no mercado financeiro, papel que têm desempenhado com competência mesmo diante de um cenário de retração econômica, como o que o Brasil atravessa no momento.

Denominada Sisbr (Sistema de Informática do Sicoob), a ferramenta foi desenvolvida pelo Sistema de Cooperativa de Crédito do Brasil (Sicoob), que possui 3,7 milhões de cooperados no país. É uma solução robusta de automação bancária, dotada de 40 módulos integrados, que faz o controle financeiro, contábil, operacional e dos processos de apoio à decisão das instituições financeiras.

Com esse sistema, o Sicoob levou o Prêmio efinance 2017 na Categoria Automação em Cooperativa. A presença em diferentes canais de atendimento com o máximo de autoatendimento para o cooperado é uma das principais características do Sisbr. “Os cooperados são atendidos de forma personalizada e humanizada nas cooperativas e nos canais digitais”, comenta Antônio Cândido Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Sicoob.

Para que o Sisbr pudesse suportar diversos tipos de operação em diferentes canais de atendimento, tais como caixa, correspondente bancário, caixa eletrônico, Internet banking, Office banking, Mobile banking, Facebook, TV banking e Relógios Inteligentes, o Sicoob investiu R$ 32 milhões somente com mão de obra especializada, no período de janeiro do ano passado a março de 2017.

Além das 485 cooperativas que fazem parte do Sicoob, o Sisbr é utilizado por outros sistemas cooperativados que não fazem parte da rede. Entre eles a Unicred Norte e Nordeste, a Unicred Brasil Central e a Cecred. De acordo com Vilaça, a arquitetura tecnológica adotada permite expansões e atualizações dessa ferramenta de automação bancária para outros sistemas. Mas faz a ressalva de que a escolha “é uma decisão soberana dos demais sistemas cooperativos ou outras instituições financeiras”.

A rede do Sicoob é composta por 2.551 pontos de atendimento em 26 Estados e o Distrito Federal. Também é possível operar o Sisbr através da rede do Banco 24H e Cirrus, com as bandeiras Cabal, Mastercard e Visa. O sistema está presente também em 878 correspondentes bancários e 3.427 caixas eletrônicos. Desde 2011, os cooperados podem utilizar o sistema para fazer consultas de suas movimentações financeiras através do Facebook. De acordo com Vilaça, são realizados cerca de 2 mil acessos mensais.

A representatividade do Facebook ainda é pequena comparada a outros canais, como o Mobile banking, por exemplo, mas a presença na rede social faz parte da estratégia do Sicoob de atuar em todos os canais de atendimento, oferecendo cada vez mais comodidade e conveniência aos cooperados. “Pesquisas recentes mostram que cerca de 80% dos internautas brasileiros usam pelo menos uma rede social e o Facebook é a preferida no país”, comenta o diretor de TI.

Operações com crédito

O crédito é o principal produto do Sicoob. No primeiro trimestre deste ano, este tipo de operação registrou crescimento de 10,6% na comparação com os mesmos três meses do ano passado. O destaque ficou por conta da captação de depósitos, que apresentou crescimento de 29,2% no confronto entre os dois períodos.

O Sicoob aproveitou o crescimento das operações das cooperativas para incrementar ainda mais o Sisbr. Lançou a Plataforma Digital para incluir dois novos canais de atendimento – o Sicoob Faça Parte e o Sicoob Conta Fácil –, que estarão disponíveis para download nas lojas virtuais Apple Store e Google Play a partir de julho.

Com o aplicativo Sicoob Faça Parte, o cooperado poderá escolher a qual cooperativa deseja estar vinculado e todo o processo de associação ocorrerá por meio de um smartphone. Já o Sicoob Conta Fácil estará disponível para qualquer pessoa que queira abrir e movimentar uma conta digital simplificada de pagamento.

De acordo com Vilaça, outros produtos poderão ser oferecidos com as recentes ações colocadas em prática e com o plano do Sicoob de destinar o equivalente a R$ 203 milhões ao desenvolvimento de projetos relacionados à tecnologia da informação no decorrer deste ano.

No exercício passado, foi criada a Seguradora Sicoob, que atua nos segmentos de vida e previdência. Com expectativa de faturamento de R$ 200 milhões no exercício de 2017, a nova companhia é resultado de uma sociedade com a Mongeral Aegon. “Além disso, em 2017 iniciamos as operações na carteira de crédito imobiliário, visando financiar a aquisição de imóveis aos cooperados”, acrescenta Vilaça.