Menu

Bancos terão que usar Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Bancos terão que usar Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

Exigência é da Resolução nº 4427, publicada pelo Banco Central

 

Instituições terão de informar as coordenadas geográficas dos empreendimentos financiados

Segundo a Resolução Nº 4.427, publicada pelo Banco Central em 25 de junho, os bancos terão que se modernizar e passarão a usar Sistemas de Informação Geográcia (SIG) e imagens de satélites, aviões e drones para monitorar empréstimos superiores a 300 mil reais – já no início do próximo ano – e acima de 40 mil reais a partir de julho de 2016.

Além de fiscalizarem as propriedades com imagens, os bancos terão que informar ao Banco Central as coordenadas geográficas dos empreendimentos financiados. Por outro lado, as instituições que não optarem pela fiscalização por sensoriamento remoto terão que fazer vistoria presencial em todos os empreendimentos financiados, sem a possibilidade de usarem amostras.

Hoje, a forma como os bancos fazem a fiscalização é por meio de visitas ‘in loco’, por amostragem, para avaliar se os mutuários do Proagro estão aplicando corretamente os recursos obtidos por meio de empréstimo. A Resolução gera uma urgência na definição das ferramentas que serão usadas para o monitoramento e também para a capacitação dos profissionais que vão fazer uso de tal tecnologia, o que também se mostra benéfico tanto para as empresas e profissionais do setor de Geotecnologia como para a sociedade em geral.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes