Menu

Implantação de modelos de gestão de TI traz resultados tangíveis para empresas

Implantação de modelos de gestão de TI traz resultados tangíveis para empresas

Provedores de serviços e usuários podem elevar produtividade e eficácia operacional

A despeito da enorme complexidade inerente à implantação dos modelos de gestão de TI – os chamados “frameworks” –, vale a pena insistir nestes projetos, do ponto de vista dos usuários e dos provedores de TI. Na avaliação da Softtek, tais iniciativas efetivamente podem traduzir-se em ganhos palpáveis para as organizações.

“Quando estruturada, a implementação de ‘frameworks’ proporciona muito mais qualidade e, consequentemente, satisfação para o fornecedor e para os clientes, além do melhor controle dos custos, eficiência de entrega e aumento da produtividade”, garante Alexandre Hernandes, responsável pela área de Shared Services e Projetos Estratégicos da múlti no Brasil.

A Softtek, segundo o entrevistado, seria um exemplo disso. Em 2006, a companhia começou no País um processo com programas de certificação e hoje já registra um crescimento de 322% de receita no serviço de AMS (Application Management Services – Suporte e Manutenção de Aplicações).

Porém, ressalva Hernandes, o tempo para que este retorno se concretize varia de caso para caso: “Quando se trabalha a causa raiz do negócio e, novamente, quando há um alinhamento dos objetivos de um ‘framework’ com as estratégias organizacionais e com o pessoal, a maturação ocorre de forma muito mais rápida”.

Do ponto de vista do usuário de TI, prossegue o especialista, os modelos de gestão acabam auxiliando na resolução dos problemas, no enfrentamento dos desafios dos negócios e na efetivação das estratégias. Adicionalmente, eles contribuem para a redução dos tempos de atendimento e de resposta, elevando, por consequência, o nível de satisfação do cliente final. “É importante lembrar que o objetivo principal da implementação de um ‘framework’ é trazer melhorias à gestão e atender os processos de negócios, sejam do usuário ou do provedor de TI”, conclui o executivo da Softtek.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes