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Solução da Amadeus ajuda Azul a se expandir internacionalmente

Solução da Amadeus ajuda Azul a se expandir internacionalmente

Altéa Reservation permitiu à companhia maior integração com demais empresas aéreas

 

A fim de complementar seu plano de expansão internacional, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras tinha a necessidade de uma abordagem flexível e modular para adicionar funções ao seu sistema de tecnologia da informação. Para isso, a companhia aérea decidiu contratar partes da solução Amadeus Altéa Reservation, da Amadeus – parceira tecnológica líder para o setor de turismo.

 O modelo de negócios da Azul se expandiu de voos domésticos e regionais para novos serviços de longa distância em destinos internacionais, incluindo destinos como Ford Lauderdale/Miami e Orlando. Tais voos incluem a oferta de três classes de serviço, assim como conexões com empresas internacionais e distribuição no exterior via GDS (sistemas globais de distribuição). A Amadeus personalizou sua solução para atender às necessidades da Azul, que agora pode se conectar com seu sistema de reservas já existente, interagir com outras companhias aéreas e acessar demais GDS que permitem expandir sua atuação para fora do país.

 “O Altéa foi, de fato, uma solução crucial para nós, para termos a possibilidade de estabelecermos conexões bilaterais com outras companhias aéreas. É extremamente importante termos uma solução que nos permita ter voz no mundo interline. O nosso sistema de reservas não conseguiria isto sozinho”, diz Trey Urban, vice-presidente de estratégias - CSO da Azul.

 O projeto de implementação da plataforma Altéa Reservation foi finalizado com sucesso em apenas três meses, abrangendo fases como definição do escopo do trabalho e aprovação à implementação. A solução permitiu à Azul maior integração com as demais companhias aéreas e ampliação de vendas internacionais, independente da complexidade.

 Realizada a implementação, agora os voos internacionais da Azul podem ser encontrados, visualizados e reservados por meio de qualquer sistema de reservas ou distribuição conectado com o sistema Amadeus. A Azul também passa a poder vender voos de outras empresas e itinerários multi-cidades, para agências e público final.

 “A Amadeus entendeu muito bem as nossas necessidades e, com isso, pudemos conduzir uma espécie de processo paralelo: manter o sistema que já temos (e estamos felizes com ele) e adicionar recursos que são indispensáveis quando se começa a fazer voos internacionais. Ficamos realmente muito surpresos com a disposição da empresa em se empenhar nessa missão de concluir o processo no tempo reduzido que tínhamos. Afinal, no fim do ano, é sempre mais desafiador, pois todos têm seus períodos de férias. Sendo assim, termos sido capazes de migrar em basicamente um mês e meio, é realmente algo inédito”, diz Marcelo Bento, diretor da Azul.

 “A Azul é um grande exemplo de uma companhia aérea de baixo custo que está inovando sua abordagem para crescer. Nós vemos cada dia mais companhias aéreas de baixo custo ajustarem seus modelos de negócios para alcançar um crescimento contínuo. Um sistema de TI flexível e rico em funções, como o Altéa, pode suportar o acesso aos novos mercados, aumentar as oportunidades de vendas e facilitar a parceria com a indústria. Estamos ansiosos para apoiar ainda mais a Azul à medida que ela desenvolve seu negócio internacional”, acrescenta John Dabkowski, vice-presidente comercial para companhias aéreas da Amadeus. 

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