Logo
Imprimir esta página

Implantação de modelos de gestão de TI traz resultados tangíveis para empresas

Implantação de modelos de gestão de TI traz resultados tangíveis para empresas

Provedores de serviços e usuários podem elevar produtividade e eficácia operacional

A despeito da enorme complexidade inerente à implantação dos modelos de gestão de TI – os chamados “frameworks” –, vale a pena insistir nestes projetos, do ponto de vista dos usuários e dos provedores de TI. Na avaliação da Softtek, tais iniciativas efetivamente podem traduzir-se em ganhos palpáveis para as organizações.

“Quando estruturada, a implementação de ‘frameworks’ proporciona muito mais qualidade e, consequentemente, satisfação para o fornecedor e para os clientes, além do melhor controle dos custos, eficiência de entrega e aumento da produtividade”, garante Alexandre Hernandes, responsável pela área de Shared Services e Projetos Estratégicos da múlti no Brasil.

A Softtek, segundo o entrevistado, seria um exemplo disso. Em 2006, a companhia começou no País um processo com programas de certificação e hoje já registra um crescimento de 322% de receita no serviço de AMS (Application Management Services – Suporte e Manutenção de Aplicações).

Porém, ressalva Hernandes, o tempo para que este retorno se concretize varia de caso para caso: “Quando se trabalha a causa raiz do negócio e, novamente, quando há um alinhamento dos objetivos de um ‘framework’ com as estratégias organizacionais e com o pessoal, a maturação ocorre de forma muito mais rápida”.

Do ponto de vista do usuário de TI, prossegue o especialista, os modelos de gestão acabam auxiliando na resolução dos problemas, no enfrentamento dos desafios dos negócios e na efetivação das estratégias. Adicionalmente, eles contribuem para a redução dos tempos de atendimento e de resposta, elevando, por consequência, o nível de satisfação do cliente final. “É importante lembrar que o objetivo principal da implementação de um ‘framework’ é trazer melhorias à gestão e atender os processos de negócios, sejam do usuário ou do provedor de TI”, conclui o executivo da Softtek.

Template Design © Joomla Templates GavickPro. All rights reserved.