Logo
Imprimir esta página

Graça Foster e cinco diretores renunciam aos cargos na Petrobras

Graça Foster e cinco diretores renunciam aos cargos na Petrobras

Conselho de Administração vai reunir-se para escolher o novo comando da estatal

 

A Petrobras anunciou hoje pela manhã que a presidente, Graça Foster, e outros cinco diretores renunciaram a seus cargos. O Conselho de Administração vai reunir-se na sexta-feira, dia 6, para eleger o novo comando da estatal. Entre os nomes que estão sendo cogitados para assumir a presidência, figuram os de Henrique Meirelles (ex-BC), Murilo Ferreira (Vale) e Roger Agnelli (ex-Bradesco, Bradespar e Vale).

Ontem, Foster reuniu-se com a presidente Dilma Rousseff para acertar a sua saída, que se tornou inevitável após as mais recentes turbulências ocorridas no mercado acionário. Elas se seguiram à divulgação, na quarta-feira passada, do balanço não auditado do terceiro trimestre. A empresa reconheceu então que os prejuízos decorrentes de atos de corrupção podem ser maiores do que os estimados até agora e, por isso, não foram considerados na prestação de contas.

O Conselho havia divulgado que as perdas foram calculadas em R$ 88,6 bilhões (devido à prática de desvios e à ineficiência na execução de projetos), valor veementemente contestado pelo Governo Federal. Seja como for, a crise no caixa fez com que fosse anunciada uma redução no tamanho da companhia, com cortes de aproximadamente 30% nos investimentos e risco de não pagamento de dividendos aos acionistas.

Houve quedas acentuadas nos preços dos papéis da petroleira e rebaixamento dos ratings das agências Moody’s e Fitch. Ontem, porém, com as notícias acerca da renúncia de Graça Foster, as ações da empresa dispararam. As ações ordinárias fecharam em alta de 14,24%, ao passo que as preferenciais subiram 15,47%.

Joomla SEO by MijoSEF
Template Design © Joomla Templates GavickPro. All rights reserved.