Logo
Imprimir esta página

Febraban dá dicas para quem quer ficar no azul em 2015

Febraban dá dicas para quem quer ficar no azul em 2015

Organizar o orçamento exige disciplina e acompanhamento

 

Utilizar uma poupança é uma opção para acertar orçamento

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), por meio do Portal Meu Bolso em Dia, oferece dicas de educação financeira para quem quer conquistar um ano diferente e, principalmente, no azul.

Sempre que um ano novo começa diversas despesas já estão prontas para serem cobradas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), licenciamento de veículos, despesas com o material escolar e matrículas. Para Fábio Moraes, diretor de Educação Financeira da Febraban, o primeiro passo para quem quer mudar de vida é controlar melhor o dinheiro que entra. “Isso envolve dois caminhos, primeiro, verificar um possível aumento de renda, por exemplo, com uma mudança de emprego ou atividade que garanta uma renda extra; e segundo, avaliar os gastos do mês e classificar as despesas em essenciais ou supérfluas”, diz.

Organizar o orçamento não é uma tarefa fácil, exige disciplina e acompanhamento. “Quem não consegue se organizar sozinho pode contar com diversas ferramentas eletrônicas disponíveis na internet e lojas de aplicativos”, avalia Moraes. A Febraban oferece gratuitamente uma ferramenta de organização financeira: o Jimbo, que está disponível em duas versões, em desktops ou aplicativo para o celular. Após o cadastro das despesas fixas e extras - quando elas ocorrem, o Jimbo apresenta o planejamento financeiro dos próximos meses e indica a capacidade financeira para o pagamento dessas despesas.

Depois de organizar o orçamento, faça uma lista dos projetos para 2015. “O importante é que a pessoa tenha em mente que independente do projeto escolhido todos estão ligados à situação financeira. Por isso é importante um planejamento de poupança, levando em consideração o preço deste projeto e o tempo que terá que guardar dinheiro para conquistar esse sonho”, ressalta o diretor de educação financeira da Febraban.

Joomla SEO by MijoSEF
Template Design © Joomla Templates GavickPro. All rights reserved.