Logo
Imprimir esta página

Desenvolvimento de sistemas deve combinar criatividade e disciplina

Desenvolvimento de sistemas deve combinar criatividade e disciplina

Múltis têm a vantagem de aproveitar o melhor dos dois mundos, garante a TCS

As multinacionais na indústria de TI logram combinar, em sua oferta, duas características desejáveis, mas que às vezes se contrapõem nos projetos de desenvolvimento de aplicativos: a criatividade e a disciplina. Na avaliação da TCS (Tata Consultancy Services), a presença global traz a vantagem de se poder contar com distintos perfis de mão de obra na área, atendendo com maior eficiência, assim, a todos os requisitos.

“Em grandes países como o Brasil ou a Índia, podemos encontrar todo tipo de profissional. As múltis conseguem obter o melhor dos dois mundos. A chave é chegar ao equilíbrio”, assinala Henry Manzano, CEO para a América Latina da TCS. Segundo ele, em virtude da globalização, “os extremos – criatividade ou disciplina – estão se reduzindo. A longo prazo, atingiremos este equilíbrio”.

Outro ponto favorável à profissionalização das atividades nesta indústria, sob o ângulo cultural e metodológico, é a adoção de modelos de gestão como o CMMI (Capability Maturity Model Integration). “Muitas organizações no Brasil, na Índia e em todo o mundo, têm se beneficiado deste modelo e de outros padrões internacionais. O importante é adaptá-los ao contexto”, pondera o entrevistado.

Ainda falando em termos metodológicos, a Análise dos Pontos de Função, a juízo do executivo da TCS, tem sido uma prática de eficácia comprovada, particularmente na estimativa de projetos de fôlego: “Vemos uma boa penetração em diversas empresas de grande e médio portes”. Já a Lean IT, constata ele, ainda se encontra em fase inicial de adaptação, e como metodologia também está amadurecendo.

Por fim, Henry Manzano nota que as multinacionais desfrutam de uma vantagem adicional: “Por terem presença em países em que os custos de desenvolvimento são menores, elas conseguem ofertar preços mais atraentes aos seus clientes”.

Template Design © Joomla Templates GavickPro. All rights reserved.