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Nova versão do framework ITIL® será lançada em 2019

Nova versão do framework ITIL® será lançada em 2019

O ITIL 4 irá interagir com práticas ágeis, como DevOps, Agile e Lean

O novo framework ITIL® chega ao mercado para ajudar as empresas a enfrentar a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0. Essa era é caracterizada pela transformação digital do nosso mundo e a inevitável interação entre os seres humanos, tecnologias digitais e ativos físicos.

Nesse ambiente complexo, as organizações precisam ser mais ágeis, mais bem equipadas para se adaptar aos novos desafios e capacitadas a adotar novas maneiras de trabalhar para ter sucesso. Estes requisitos pressupõem uma boa governança de TI, para a qual o ITIL desempenha um papel fundamental.

No total, o trabalho de atualização do framework, conduzido pela AXELOS, absorveu um grupo de mais de 2.000 membros, em sua maioria arquitetos de TI de empresas mundiais de tecnologia. A AXELOS é responsável por desenvolver, aprimorar e promover uma série de metodologias de melhores práticas, utilizadas globalmente por profissionais que trabalham principalmente em gerenciamento de projetos, programas e portfólios, gestão de serviços de TI e resiliência cibernética.

A Assaf Consultoria, especializada em gerenciamento de serviços de TI (ITSM), participa do desenvolvimento do ITIL 4. A empresa é a primeira companhia brasileira e a terceira da América Latina a receber o título de ACP – AXELOS Consulting Partner, o que a habilita a prestar serviços de consultoria ITIL®.

De acordo com Fábio Assaf, diretor da Assaf, a biblioteca, em sua nova versão, tornou-se mais ágil, flexível e colaborativa. Isso permitirá uma integração e adoção mais rápidas por parte das áreas de TI e de negócio. “Uma inovação importante do ITIL 4 é enxugar sua metodologia para fornecer orientações claras e assertivas na gestão de projetos de desenvolvimento de software, infraestrutura e gestão de processos”, argumenta ele.

A evolução do modelo:

  • 1989: ITIL® V1 – Com uma biblioteca 31 volumes, contava com inúmeras recomendações e melhores práticas de TI, sendo reconhecido como “padrão de fato” em GSTI.
  • 2000: ITIL® V2 – Para ser mais acessível, foi se consolidando logicamente em duas principais edições (Service Support e Service Delivery). O ITIL® V2 se tornou a base padrão para a norma BS 15000, transformando-se em um anexo da norma ISO 20000.
  • 2007: ITIL® V3 – A V3 teve os modelos de melhores práticas organizados em torno do conceito de ciclo de vida de serviço. As práticas foram agrupadas em 26 processos, compondo 5 volumes (Service Strategy, Service Design, Service Transition, Service Operation e Continual Service Improvement).
  • 2011: ITIL® V3 - A V3 foi atualizada novamente, trazendo melhores exemplos e conteúdo para modelo, adicionando processos de relacionamento com negócio e gestão de projetos (Coordenação de Desenho).
  • 2019: ITIL® V4 – Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2019, a V4 irá interagir com práticas ágeis, desenvolvimento de sistemas e gerenciamento de negócio, como os modelos DevOps, Agile e Lean.
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