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Jovens do Brasil usam o celular como meio de pagamento

Jovens do Brasil usam o celular como meio de pagamento

Para muitos deles, o smartphone é uma valiosa ferramenta para uso financeiro, revela pesquisa

A VocaLink, uma empresa da Mastercard, elaborou um estudo sobre atitudes e comportamento de pessoas com idade entre 18 a 35 anos de cinco países da América Latina (Brasil, Peru, Argentina, Chile e Colômbia) em relação a tecnologia e o dinheiro.

Os resultados mostraram que os jovens brasileiros estão adotando novas tecnologias, impulsionando os avanços nos pagamentos e criando uma demanda por maior disponibilidade e confiabilidade.

Os jovens veem cada vez mais seus smartphones como uma valiosa ferramenta para sua vida financeira, valorizando o controle oferecido pelos pagamentos por dispositivos móveis.

Mais da metade dos entrevistados acredita que a transferência e confirmação imediatas são um dos benefícios mais importantes desse método de pagamento.

Já 47% destacam a facilidade do uso “em movimento” e 42% afirmam que as plataformas móveis oferecem uma importante alternativa nos momentos em que não estão com a carteira.
Segundo o levantamento, a barreira mais relevante para a realização de pagamentos com dispositivo móvel é a taxa de aceitação:  41% afirmaram que “não existem lojas suficientes que aceitam pagamentos com dispositivos móveis”.

Outros obstáculos significativos ao uso de pagamentos com dispositivos móveis são principalmente questões relacionadas ao dispositivo: 40% estavam preocupados com o que aconteceria se perdessem o telefone e 38% afirmaram que a duração da bateria poderia ser uma barreira potencial para o uso.
Os jovens brasileiros demonstraram um intenso apetite por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Cerca de 80% dos entrevistados acreditam que “seria conveniente ter mais funcionalidades no mesmo aplicativo”, enquanto 68% achariam útil usar seu smartphone para pagar todas as formas de transporte público.

Quase dois terços disseram que seria útil ter todos os seus pontos de fidelidade e recompensas conectados ao smartphone e 73% achariam útil a existência de lojas sem checkout, nas quais os consumidores simplesmente pegam os itens que desejam e saem, enquanto o seu sistema de pagamento pré-aprovado é cobrado.

Além disso, 50% considerariam útil poder dividir o custo de uma compra com outras pessoas – uma refeição compartilhada, por exemplo – no momento do evento.
A pesquisa demonstrou ainda que, apesar de o dinheiro físico dominar as transações de baixo valor, os cartões são utilizados para pagamentos de maior valor, como mobília.

O cartão de débito está se tornando um sério rival do papel moeda para as compras do dia a dia. Em algumas categorias de compras, os cartões de débito e crédito já ultrapassaram o dinheiro em espécie.

Por exemplo, 63% dos jovens indicaram utilizar cartões para pagar suas compras semanais de mercearia, enquanto 61% usam dinheiro e 63% usam cartões quando comem fora, comparado a 60% que usam dinheiro.
À medida que crescem os pagamentos com cartão, também aumentam os pagamentos por aproximação, baseados na tecnologia contactless.

Atualmente, mais de 4.500 cidades brasileiras já estão aptas a realizar este tipo de transação.
Quando perguntados sobre o futuro, os jovens brasileiros indicaram grandes expectativa de mudança para a próxima década.

Mais de 40% esperam poder pagar por suas compras apenas com uma leitura da impressão digital, enquanto 41% esperam que todas as transações sejam em tempo real.

Mais de um quarto dos que participaram do estudo esperam que as agências bancárias tenham sido totalmente substituídas por bancos virtuais.
Para Sarah Buchwitz, vice-presidente de comunicação e marketing da Mastercard Brasil e Cone Sul, os resultados revelam que o Brasil (e o restante da América Latina), é terreno fértil para a evolução dos pagamentos com dispositivos móveis.

“A Mastercard apoia o fluxo de pagamentos do mercado brasileiro fornece serviços e soluções que permitam que as pessoas paguem da forma como preferirem. Pesquisas como essa nos fornecem insights de mercado valiosos. Compreender os benefícios percebidos pelo consumidor e os pontos críticos em sua jornada de compra nos ajudam a estar um passo à frente no o desenvolvimento de soluções que tenham suas necessidades no centro de nossa estratégia”, finaliza a executiva.

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