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Autenticação biométrica e combate à fraude são destaque no estande do CPqD

Autenticação biométrica e combate à fraude são destaque  no estande do CPqD

Empresa aposta em soluções que permitem ao cliente resolver sozinho suas necessidades

Soluções voltadas para a segurança das transações financeiras e aplicações de autosserviço que contribuem para a maior eficiência operacional das instituições do setor estão entre os destaques do CPqD no Ciab FEBRABAN 2015. Diversas demonstrações estão sendo realizadas no estande, com o objetivo de mostrar aplicações práticas de soluções que permitem ao cliente resolver sozinho suas necessidades, utilizando canais de comunicação de baixo custo (como internet e mobilidade), sem comprometer a segurança das transações.  

Uma delas é o Vocal Banking, aplicação em que o cliente realiza transações bancárias por meio de comandos de voz ao seu smartphone. Um atendente virtual fará a interação com o cliente, que será autenticado, em tempo real, por sua biometria de voz - um dos métodos de autenticação oferecidos pelo CPqD Smart Authentication, solução indicada para aplicações críticas e que pode ser usada em múltiplos canais de comunicação. 

A segurança das transações não presenciais também estará em destaque no estande, com a apresentação do CPqD Antifraude - solução que, por meio do monitoramento contínuo das transações, do comportamento dos clientes nos diferentes canais e com a aplicação de regras e modelos analíticos, permite detectar casos suspeitos de fraude. Em uma demonstração realizada no Ciab, a verificação automática desses casos ocorrerá em chamadas automáticas para o cliente, solicitando a confirmação de uma alteração em seu cadastro - uma das principais portas de entrada para a fraude na emissão fraudulenta de cartões, por exemplo. 

Outra aplicação das tecnologias de reconhecimento e de síntese de fala que o CPqD está divulgando em seu estande é a Cobrança Automática. Nesse caso, a ideia é automatizar negociações de débitos em aberto para a recuperação de receitas (mesmo de pequenos valores), com flexibilidade e inteligência. Baseada na plataforma de comunicação automática e multicanal CPqD Conecta, a aplicação permite escolher o melhor canal de contato com o cliente, configurar scripts de acordo com seu perfil e capturar respostas em tempo real, que podem ser enviadas para os sistemas de gestão da instituição.

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