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Sete dicas para se proteger dos golpes financeiros pela internet

Ocorrências acontecem pelo WhatsApp, com uma promessa de empréstimo atrativo com taxas de juros mais baixas do mercado

Imagine a seguinte situação: uma mensagem pelo WhatsApp oferece um empréstimo atrativo, com taxas de juros mais baixas ou valor pré-aprovado alto. Para ter direito a ele, é preciso fazer um depósito antecipado no mesmo dia e o mais rápido possível. Aparentemente, ao analisar o site e a própria conta do WhatsApp, tudo indica ser uma comunicação de uma instituição financeira. O atendente é solícito e conduz a conversa por meio de áudios. Essas são algumas das características de um dos golpes financeiros que mais tem crescido: o do WhatsApp. 

Nos últimos dois anos, essa fraude teve um salto de quase 200%, de acordo com levantamento realizado pelo Reclame Aqui. Os criminosos usam os nomes e aspectos como identidade visual das fintechs, que vivem momento de ascensão no mercado financeiro, para enganar as vítimas. 

Sabendo disso, as fintechs estão usando seus canais de comunicação para alertar a sociedade. Um dos objetivos é conscientizar a população sobre essas práticas lesivas a fim de que as pessoas desconfiem sempre e, em caso de dúvida, não prossigam.

Para não cair em ciladas do tipo, a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) elaborou sete dicas para se proteger na rede. 

 

Depósito antecipado

 

Uma empresa idônea jamais exigirá do consumidor depósito antecipado para liberar um empréstimo. “Essa prática é ilegal e está sujeita inclusive à responsabilização criminal, podendo ser enquadrada no crime de estelionato – artigo 171 do Código Penal. Se for vítima, a orientação é fazer um boletim de ocorrência o mais rápido possível”, afirma Rafael Pereira, presidente da ABCD.

 

Exigência de fiador

 

Outra exigência ilegal. Na ânsia de obter o empréstimo, há quem pague fiador. Essa é, aliás, uma das características aproveitadas pelos criminosos: eles utilizam a fragilidade da pessoa, que costuma estar em dificuldades financeiras, para concretizar o golpe. Em qualquer modalidade de empréstimo, interessam apenas e tão somente as informações financeiras do tomador de crédito. 

 

Promessa de elevação da nota de crédito

 

Há quem prometa melhorar sua nota de crédito, também chamada de score. Isso não é possível. “O score diz respeito ao histórico de pagamentos de cada pessoa física ou jurídica. Para chegar a ele, os birôs de crédito realizam um trabalho sério e reconhecido internacionalmente. Seu score só pode ser consultado/acessado por você nos sites dos birôs, não estando aberto a outros consumidores”, detalha Pereira.

 

Cópia ou reprodução do site

 

Os golpistas costumam simular sites de instituições financeiras para atrair pessoas interessadas em contratar crédito. Como os ambientes são parecidos, a vítima não percebe que se trata de um site fraudulento. A orientação é conferir o endereço eletrônico, analisando os links antes de clicar neles. O cadeado ou a expressão https, por exemplo, é importante. O S do https, assim como o cadeado, indica que o site é de fato confiável – de procedência segura.

 

Conta do tipo pessoa física

 

No golpe do WhatsApp, as vítimas depositam o valor exigido em contas bancárias pertencentes a pessoas físicas. Esse é um dos sinais de golpe. As instituições financeiras trabalham com contas do tipo pessoa jurídica. Elas jamais farão ou pedirão qualquer transação bancária via pessoa física.

 

Links enviados por remetentes desconhecidos

 

Para invadir seu computador ou celular, os criminosos enviam links por e-mail, WhatsApp ou SMS. Os textos que acompanham esses links são tentadores. Alguns prometem prêmios. De novo: a regra é desconfiar sempre.

 

Garantia de rentabilidade e/ou alta taxa de rendimento

 

Cuidado com as falsas promessas de investimento. A garantia de rentabilidade e a alta taxa de rendimento – ou ainda as duas combinadas – aparecem com frequência nos golpes. “Uma forma de se proteger é verificar se quem faz a oferta é credenciado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que tem credibilidade por representar as instituições financeiras”, finaliza Pereira. 


 

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Etek NovaRed anuncia solução de segurança de informação para governança dos dados

Desenvolvida pela empresa israelense OneTouch.IO, a plataforma Data Mapping se diferencia por rastrear dados estruturados e não estruturados

 Menos de 30% das organizações brasileiras mapeadas se consideram em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme mostram dados de pesquisa do Gartner. Na avaliação de Simone Santinato, DPO da Etek NovaRed, é importante que as empresas acelerem o processo de adequação, principalmente tendo em vista a trabalhosa etapa de mapeamento dos dados existentes em poder da companhia.

“Com relação aos dados dos cidadãos, a LGPD exige que as organizações tenham visibilidade e governança dos dados. Elas precisam saber quais informações possuem, onde e como elas estão armazenadas, como são tratadas e quem tem acesso a elas. Isso não apenas em ambientes estruturados com bancos de dados e sistemas, mas também em arquivos de Word e Excel, por exemplo”, alerta a executiva.

Com relação ao rastreamento de dados estruturados e não estruturados na infraestrutura física ou na nuvem, Simone revela que a Etek NovaRed está disponibilizando com exclusividade no Brasil a única solução capaz de executar essa ação com eficiência. Trata-se da Plataforma 1Touch.io, desenvolvida pela empresa israelense de mesmo nome.

Solução na prática - A tecnologia faz uma análise de todo o ambiente da empresa, descobre quais são os dados que ela possui e onde eles estão. E sem onerar a rede da empresa, continua fazendo este mapeamento em tempo real. Em poucos dias a empresa terá conseguido montar o seu inventário de dados, classificado os dados pessoais e consolidado o processo de tratamento de dados. “Essa estratégia de ação é muito importante para revelar à empresa locais de armazenamento de dados que ela nem imaginava ou se lembrava que existia. Os ambientes empresariais hoje são mito complexos e sem uma estratégia efetiva de descobrimento e classificação de dados o risco da empresa seguirá muito elevado”, explica.

Junto com essa capacidade de governança de dados pessoais a 1Touch.io também oferece uma eficaz estratégia de atendimento às demandas de informação por parte dos titulares de dados. Este é um requisito importante da LGPD. Os titulares a qualquer tempo devem consultar, alterar ou mesmo apagar seus dados que estão em posse da empresa. Para isso a solução oferece nativamente um portal de acesso aos usuários com relatórios detalhados destas informações, bem como provê um sistema de administração destes chamados e tem a capacidade de produzir relatórios específicos para atender a LGPD. Tudo em uma só aplicação.    

Paralelamente aos processos de mapeamento e classificação dos dados, Simone reforça que é fundamental que as empresas se preocupem com o plano de segurança da informação e o treinamento de conscientização da equipe de colaboradores quanto às boas práticas de privacidade de dados dos cidadãos brasileiros. “É preciso preparo para atender as possíveis demandas das autoridades nacionais e dos titulares das informações. Afinal, não dá para brincar com multas que podem variar de 2% do faturamento bruto da empresa até R$ 50 milhões por infração. Isso, sem falar nos danos à imagem da corporação”.

 

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Bitdefender fecha 2019 com 7% do mercado brasileiro de antivírus

Presente no Brasil há 10 anos, a empresa tem toda a sua operação de marketing, comercial, logística e suporte a cargo da Securisoft

A Bitdefender, um dos maiores fabricantes mundiais de software de segurança, com 500 milhões de usuários, irá encerrar 2019 com uma participação em torno de 7% nas vendas totais de antivírus no Brasil. Esta participação se eleva à casa dos 10% quando se considera exclusivamente o mercado de PMEs - com até 250 licenças instaladas por empresa.

Presente no Brasil há 10 anos, a Bitdefender tem toda a sua operação de marketing, comercial, logística e suporte a cargo da Securisoft, que conta com 100 técnicos e analistas de vendas. Esta parceira nacional comanda uma grande rede composta por 1200 revendas e integradores ativos, cobrindo todos os estados. 

Em número de licenças ativadas (considerando-se renovações ou instalações novas), a marca Bitdefender saltou de 350 mil em 2017 para 600 mil em 2018 e encerra o atual exercício com 1,2 milhão de licenças. 

Na estimativa da Securisoft, o movimento anual de ativações de software para a segurança de endpoints é da ordem de 37,3 milhões no Brasil, sendo que o nicho de antivírus para PC se situa na casa dos 17 milhões de ativações. 

No exercício de 2019, as vendas locais de PC - desktops e notebooks - ficaram na casa dos 5,8 milhões, segundo dados de múltiplas fontes monitoradas pela Securisoft. 

De acordo com Eduardo D´Antona, CEO da Securisoft e Country Partner da Bitdefender, o crescimento superior a 100% das vendas nos últimos dois anos está em grande parte ancorado nesta politica de vendas indiretas adotada no mercado local. 
"Nossa estratégia de canais possibilita uma personalização maior do processo de entrega do produto e garante ao cliente final um ponto de contato mais efetivo que o das vendas massivas por download", assinala D´Antona. Segundo ele o usuário empresarial - inclusive micro e pequeno - é bastante exigente com a reputação do fabricante, mas faz questão de ser atendido por um profissional de TI a quem possa se reportar a qualquer tempo. 

 Antivírus gratuito enfrenta rejeição 

Ainda segundo D´Antona, o segmento de antivírus é hoje um dos mais resistentes à tentação do "software gratuito", uma vez que esse tipo de oferta está amplamente identificado, no imaginário coletivo, com a própria pirataria e com riscos para os negócios. "O pequeno e médio empresário rejeita o software de segurança gratuito, preferindo arcar com os custos de um produto de grife e dando preferência para fabricantes que tenham presença local comprovada", completa D´Antona. 

Além de apoiar as revendas com vários níveis de benefícios de sua política de alianças, a Securisoft mantém uma estrutura de suporte à prospecção para os parceiros de canal e oferece serviços de acompanhamento e projetos pré-vendas. Recentemente, a empresa criou também uma área de apoio a vendas governamentais que ajuda os parceiros nacionais a participar de licitações e pregões de instituições públicas.

 

 

 

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