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Febraban informa novo horário de funcionamento dos bancos

As agências prestarão atendimento ao público no período das 10 horas às 14 horas, com limite no número de pessoas nas instalações e apenas para transações essenciais

 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em comunicado divulgado hoje, terça-feira, dia 24, divulgou o novo horário de atendimento diário nas agências, que deverão funcionar por um período restrito, das 10h às 14h, em mais uma medida para conter o avanço da pandemia de Coronavírus entre a população.

Segundo informou a assessoria de imprensa da entidade, o prazo de implementação deste novo horário vai variar de uma instituição financeira para outra. A expectativa é de que boa parte delas comece a adotá-lo já a partir de amanhã.

O funcionamento se dará em regime contingenciado, ou seja, com limite no número de pessoas nas instalações e apenas para transações essenciais. Os idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências serão atendidos em um horário separado, das 9 horas às 10 horas.

A entidade reiterou o pedido para que os usuários deem preferência ao uso de canais digitais, evitando deslocar-se até as agências. A seguir, a íntegra do comunicado:

“A Febraban e os bancos recomendam a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

“Por meio do celular e Internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e Internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.

“Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessário aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.

“Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.

Novos horários

“Com o objetivo de assegurar a prestação de um serviço essencial, preservando o compromisso do setor com a garantia de segurança no atendimento ao público, especialmente os segmentos mais vulneráveis da população, a Febraban informa que seus bancos associados manterão as agências bancárias abertas em horários diferenciados, nos próximos dias.

“Em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências realizarão atendimento ao público pelo período mínimo das 10 horas às 14 horas, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do COVID-19, responsável pela atual pandemia.

“Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9 horas às 10 horas.

“Os clientes serão informados dos novos horários por meio de comunicado na própria agência. A escolha das agências atende ao perfil desses públicos, que recebem suas aposentadorias e benefícios na rede bancária.

“Os novos horários foram definidos dentro das orientações estabelecidas pelo Banco Central, que possibilita às instituições financeiras alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas de forma pontual e por períodos limitados de tempo.

“Os clientes serão devidamente informados pelos canais de comunicação de cada banco.

“A FEBRABAN reitera a recomendação aos clientes para que evitem ir às agências. A entidade criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível no link http://bit.ly/2xD2T4g .”

 

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Caixa amplia serviços digitais e prioriza atendimento social nas agências

Banco oferece alternativas de atendimento para beneficiários de programas sociais e clientes que desejam aderir ao pacote de benefícios

 

A Caixa reforça o enfrentamento aos efeitos do novo coronavírus (COVID-19) com a ampliação dos serviços digitais e remotos e a implantação de nova padronização do atendimento presencial no interior das agências, onde serão realizados os serviços sociais essenciais. As medidas têm como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da instituição no contexto da pandemia.

Além de acesso a movimentação bancária através da internet e celular, a Caixa reforçou o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, Telesserviço e WhatsApp.

A partir desta segunda-feira, dia 23, os clientes do banco passaram a ser atendidos para serviços selecionados pelo WhatsApp CAIXA, através do número 0800-726-8068. Utilizando o CPF, o cliente poderá contatar a instituição para atendimento dos serviços do pacote de medidas disponibilizadas, como o pedido de renegociação de dívidas, renovação de contratos de Penhor, solicitação de pausa de até 60 dias nas parcelas de empréstimos comerciais e habitacionais.

A partir de quinta-feira, dia 26, estarão disponíveis também via WhatsApp o atendimento da Agência Digital para todos os clientes correntistas e poupadores da Caixa. Através da digitação da agência e número da conta o cliente será direcionado para atendimento na sua agência de forma remota.

O banco ampliou, ainda, o rol de serviços disponíveis em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

Novos limites de movimentação de contas

A partir desta segunda-feira (23), serão ampliados os limites de transações como saques nas Casas Lotéricas, que passa para R$ 3 mil, e, nos Correspondentes Caixa AQUI, para R$ 2 mil. Também aumenta para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas em todos os canais.

Correntistas e poupadores passam a ter a possibilidade de ampliar os limites de movimentação bancária pelo celular para valores maiores, através de autorização, que poderá ser realizada por meio do próprio aplicativo, com posterior validação no caixa eletrônico ou por atendimento via WhatsApp.

O banco estruturou ações de alívio ao impacto do coronavírus, disponibilizando pausas de até duas prestações nos empréstimos comerciais de pessoas físicas. Reduziu as taxas de juros do empréstimo pessoal, do penhor e do crédito consignado. Ampliou o prazo do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 72 para 84 meses. Nas novas operações comerciais, implementou possibilidade de carência de até 60 dias.

Os parceiros lotéricos também estão contemplados com medidas de apoio financeiro, como linhas de crédito com taxas reduzidas, pausa nas operações vigentes, condições diferenciadas de renegociação e flexibilizações nas regras de operação.

 

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Agências do Banrisul passarão a atender somente por agendamento

Diante da pandemia, instituição incentiva os clientes a utilizarem, preferencialmente, os canais de atendimento remoto. Limites para movimentação diária de dinheiro são aumentados.

 

O Banrisul informa que, a partir de amanhã,  terça-feira, dia 24, o atendimento presencial aos clientes na rede de agências deverá ser previamente agendado com a agência ou gerente de seu relacionamento, inclusive para os serviços efetuados no caixa convencional.

Para agendar a visita, o cliente deve ligar para o telefone da sua agência, que pode ser obtido no app Banrisul Digital ou no site www.banrisul.com.br<http://www.banrisul.com.br/> , na opção "Onde tem Banrisul". As salas de autoatendimento localizadas nas dependências permanecerão à disposição dos clientes para realizarem as suas operações financeiras.

O Banrisul orienta que os clientes utilizem, preferencialmente, os canais de atendimento remoto disponíveis e, somente em último caso, procurem pelo atendimento nas agências. O banco oferece o app Banrisul Digital, o Internet Banking (Home e Office Banking) e o atendimento telefônico pelo serviço do Banrifone. São canais seguros e eficientes para os clientes realizarem as suas transações bancárias sem a necessidade de sair da sua casa.

A medida, segundo a instituição, visa a proteção dos clientes e dos colaboradores do Banrisul, observando os critérios de prevenção amplamente divulgados pelos órgãos governamentais e autoridades da área da saúde.

Além disso, para evitar deslocamentos às agências, o banco aumentou os limites de movimentação diária dos canais de atendimento para pessoa física e jurídica no aplicativo Banrisul Digital. A medida permite aos clientes realizarem suas operações financeiras de forma remota, diretamente do seu smartphone ou tablet.

Nos canais Minha Conta e Office, o limite passou de R$ 20 mil para R$ 50 mil. Já os clientes Afinidade tiveram o aumento de R$ 50 mil para R$ 100 mil. 

Por fim, os usuários dos cartões de crédito emitidos pela instituição podem utilizar a tecnologia de pagamento sem contato, o contactless. Por meio dessa inovação, é possível fazer pagamentos por aproximação até o valor de R$ 50,00. Os pagamentos com esta facilidade só podem ser efetuados em aparelhos compatíveis, similarmente ao que acontece hoje em dia com Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay. 

 

 

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