Menu

IoT e blockchain transformarão todos os segmentos, afirma Logicalis

Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis

Aplicações dessas tecnologias em finanças e outras verticais da economia são destaque na participação da empresa na Futurecom 2017

A Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, tem atuado fortemente com internet das coisas (IoT) e blockchain para melhorar o dia a dia das pessoas, negócios e sociedade. Frente ao enorme potencial de transformação dessas tendências, a empresa apresenta, durante a Futurecom 2017, soluções tecnológicas aplicadas a diversos segmentos.

“Acreditamos que o potencial de transformação da internet das coisas é enorme. Por isso, estamos investindo no desenvolvimento de aplicações de IoT para diversos segmentos de mercado, que, combinadas com outras tecnologias como blockchain, machine learning, nuvem e mobilidade, trarão inúmeros benefícios aos negócios, bem como à qualidade de vida das pessoas”, afirma Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis responsável por transformação digital.

Com foco na experiência do cliente, uma das aplicações engloba toda a cadeia de valor do varejo, desde o agronegócio até a venda ao consumidor. Por meio da leitura de um QR code, o cliente tem acesso a todas as informações sobre um produto perecível, como carne, por exemplo, desde a localização e ração consumida pelo rebanho, trajeto e temperatura de transporte até a indústria, condições do abate e processamento da carne, além de dados de conservação do produto no supermercado. Todas as informações são captadas por sensores de IoT em cada etapa do ciclo de vida do produto e registradas em blockchain, o que garante a imutabilidade de qualquer informação.

A combinação das tecnologias também tem aplicações interessantes no setor de saúde. A solução conjunta permite rastrear e controlar, por meio de sensores e registro em blockchain, materiais laboratoriais, como sangue para exames de análises clínicas, tanto durante o transporte quanto no armazenamento, garantindo a integridade das informações e a qualidade das amostras. Também para o segmento de saúde, sensores podem garantir a segurança dos pacientes em hospitais ao monitorar a assepsia médica e a localização de instrumentação cirúrgica.

No agronegócio, a tecnologia é a base que possibilita a agricultura de precisão. Sensores instalados no solo ou em uma estação meteorológica permitem o monitoramento de umidade, vento e temperatura, enquanto drones que captam e enviam imagens em tempo real garantem mais assertividade na pulverização de fertilizantes e controle de pragas. Essas, entre outras soluções, garantem mais produtividade e competitividade ao produtor rural.

O ambiente industrial é um grande beneficiado com a combinação da tecnologia da informação e as tecnologias de automação, criando a chamada indústria 4.0. As aplicações são muitas, entre as quais podem-se destacar sensorização de máquinas para manutenção preditiva e o uso de vídeo analytics para segurança, como detecção de vazamentos de gás ou conformidade com a segurança do trabalho.

Finalmente, a Logicalis apresentará em seu estande uma solução de IoT para monitoramento de sites remotos. A partir de hardware desenvolvido pela empresa, é possível monitorar a integridade física, a temperatura, umidade e até mesmo os níveis de bateria em ERBs ou subestações, tornando-se muito relevante para empresas como operadoras de telecomunicações ou utilities.

Todas as tecnologias apresentadas pela empresa durante a Futurecom estão conectadas ao Eugenio, plataforma de IoT da Logicalis que correlaciona todos os dados coletados, gerando informações e insights de negócios para melhorar a tomada de decisões.

Estarão presentes no estande da Logicalis os parceiros Cisco, Fortinet, Media5, Nominum, ServiceNow, Microsoft, QuadMinds, Unitec, Qualcomm, Climatempo, Itron, Rockwell Automation, Semeq, além da NubeliU, empresa especializada em projetos de computação em nuvem baseados em OpenStack adquirida em julho deste ano, e a Renault, um dos principais clientes da Logicalis.

Serviço

Futurecom 2017

Data: 3 a 5 de outubro

Local: Transamérica Expo Center

Endereço: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo

Endereço do estande da Logicalis: C30

Paineis que contarão com a participação da Localis

SDN, NFV e orquestração: Estratégia, desafios e oportunidades considerando as redes legadas - Fábio Hashimoto, diretor de software services da Logicalis

Data: 03 de outubro

Horário: 11h10 às 12h40

Local: Auditório Colômbia 

A liderança dentro das organizações na transformação digital - Yassuki Takano, diretor de consulting services da Logicalis

Data: 04 de outubro

Horário: 14h30 às 15h50

Local: Auditório México

Palestra

Blockchain e IoT: expectativas, benefícios e aplicações - Lucas Pinz, diretor de transformação digital da Logicalis

Data: 05 de outubro

Horário: 11h30 às 12h

Local: Auditório Argentina

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes