Menu

Fintech desenvolve rede neural para previdência privada

Luiz Macedo, CEO da Allgoo Luiz Macedo, CEO da Allgoo

Tecnologia da Allgoo utiliza modelo matemático para identificar perfis de risco de segurados

A Allgoo, de São José dos Campos, concluiu com sucesso a otimização de sua tecnologia de rede neural artificial, como parte do programa de construtores de inteligência artificial da Intel.

O resultado é uma solução que insere um modelo de comunicação escrita com linguagem natural, embarcada em seu robô advisor, que detecta o perfil de risco da pessoa que conversa sobre investimentos para fins de previdência privada.

A fintech desenvolveu uma rede neural para teste dos serviços Intel, baseado em um projeto que vem trabalhando há mais tempo. Trata-se de um modelo de comunicação que insere o estado de espírito da pessoa que conversa sobre como investir com seu robô advisor, especializado em investimentos.

Em vez de fazer perguntas objetivas para classificar o investidor como conservador, moderado ou agressivo, por exemplo, a rede neural da Allgoo utiliza um modelo matemático capaz de perceber nuances do estado emocional do interlocutor.

Isso é possível porque a tecnologia, voltada para investimentos, opera por meio de linguagem natural e permite respostas livres ao invés de opções pré-determinadas, explica Luiz Macedo, CEO da Allgoo. “O sistema analisa e classifica as respostas criando um ranking único para cada interlocutor. E, desta forma, define o perfil do investidor e suas tolerâncias a riscos”, explica.
Quando uma pessoa é confrontada com uma pergunta direta, seu estado emocional se altera, explica Gustavo Gomides, artificial intelligence solutions manager da Allgoo. “Além disso, a forma como o questionamento é feito também influencia o estado de espírito do interlocutor e ao desenvolvermos uma forma mais natural de conversar, a solução consegue traçar melhor seu perfil”, completa.
A solução foi concluída do ponto de vista científico e para os próximos passos estão a validação em operações reais de mercado de previdência privada, em maior escala, e o desenvolvimento do modelo comercial.

Macedo lembra que o perfil de risco de investidores, conhecido como suitability, é regulamentado e segue normas rígidas dos órgãos competentes.

Assim, no primeiro momento, a rede neural da Allgoo ajudará a entender eventuais desenquadramentos de perfis e auxiliar na oferta assertiva de produtos.

O sucesso do projeto agrega à Allgoo, entre outros benefícios, divulgação internacional. “Seremos apresentados em escala mundial como uma das parceiras de desenvolvimento de solução de rede neural para robôs de investimento”, ressalta Macedo.

A startup financeira, cujo site estará no portal da Intel, também terá acesso a recursos de capacitação técnica, oportunidades de cooperação em marketing e passa a ser considerada para parcerias e investimento da Intel Capital.
“Unimos forças com a Intel para desenvolver um projeto muito importante para o mercado de investimentos, e que ajudará diversas corporações a entender melhor o perfil de risco de seus clientes”, diz Gomides.

Segundo o executivo, a aplicação da rede neural desenvolvida pela fintech, na arquitetura Intel, melhorou sensivelmente a performance das análises do sistema.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes