Menu

Brasileiros estão otimistas quanto ao seu futuro financeiro

Brasileiros estão otimistas quanto ao seu futuro financeiro

Resultados são da pesquisa Global Investor Pulse, da BlackRock

 

Participaram do estudo anual 27,5 mil pessoas de 20 países

Os latino-americanos, principalmente os brasileiros, estão muito mais otimistas e confiantes do que o resto do mundo com relação ao seu futuro financeiro e suas decisões de poupança e de investimento. Os resultados são da última pesquisa Global Investor Pulse, da BlackRock.

O estudo, realizado anualmente pela BlackRock, é um dos maiores do mundo. Aborda uma ampla variedade de temas relacionados à gestão financeira e de investimentos. Para esta edição, a empresa entrevistou 27,5 mil pessoas de 20 países, incluindo, pela primeira vez, 4 mil latino-americanos do Brasil, Chile, Colômbia e México (1 mil de cada país). Para mais informações sobre a pesquisa e sua metodologia, acesse www.blackrock.com/pulse.

Quase 3/4 dos latino-americanos entrevistados (74%) são otimistas quanto ao seu futuro financeiro, principalmente os brasileiros (77%) e os colombianos (84%), comparados a 56% dos entrevistados de outros países, de acordo com a pesquisa. Aproximadamente 7 entre 10 (68%) latino-americanos estão confiantes de estarem tomando decisões acertadas de poupança e investimento. No Brasil, o percentual é ainda maior: 77%.A geração Y (de 25 a 36 anos) e os brasileiros que contam com consultoria (82% e 91%, respectivamente) são os mais otimistas.

Apesar do otimismo, os brasileiros observam riscos ao seu futuro financeiro relacionados, principalmente, à economia do país (57%), ao alto custo de vida (55%) e à inflação (47%). Metade (49%) acredita que a economia irá piorar nos próximos 12 meses. Muitos latino-americanos também convivem com a deterioração das economias locais (44%) e do mercado de trabalho (46%).
A pesquisa aponta que 49% dos brasileiros afirmam que sua prioridade financeira é economizar dinheiro, aumentar seu patrimônio (47%) e investir em uma aposentadoria confortável (44%), acima da média global (37%).
 

Os brasileiros enfrentam um desafio importante: no geral, eles economizaram muito menos do que provavelmente será necessário para se sustentarem financeiramente após a aposentadoria.

"A pesquisa Global Investor Pulse mostra claramente que os brasileiros estão extremamente motivados a economizar e investir com sucesso, porém estão atrasados em algumas áreas essenciais de planejamento, principalmente a aposentadoria", explicou Armando Senra, diretor da BlackRock e responsável pela América Latina e Ibéria. "Em toda a América Latina, é imprescindível que as pessoas aprimorem seu conhecimento sobre comportamentos financeiros eficazes, além de tomar medidas para garantir que estão investindo seu dinheiro da melhor maneira para atingir seus objetivos de longo prazo".

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes