Menu

Evento debate os rumos e tendências do setor de FIDCs

Evento debate os rumos e tendências do setor de FIDCs

Nos últimos anos, os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios tornaram-se uma excelente alternativa tanto para empresas que buscam crédito quanto para investidores

Os FIDCs são uma das alternativas de crédito que mais se desenvolve no mercado financeiro brasileiro. A ANFIDC, representante do setor, promove em São Paulo um encontro nacional, onde o setor debate os rumos e tendências da indústria.

Nos últimos anos, os Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios ou FIDCs tornaram-se uma excelente alternativa tanto para empresas que buscam crédito para equalizar seu capital de giro quanto para investidores ávidos por retornos acima do CDI e com bom rating de risco. Com isso os FIDCs foram os fundos que mais se desenvolveram no mercado financeiro brasileiro, com taxas de crescimento médias de 18% ao ano.

 Em função da relevância dos FIDCs, a Associação Nacional dos Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados (ANFIDC), representante do setor, promove o 2o Encontro Nacional ANFIDC no próximo dia 6 de abril de 2017, no Renaissance São Paulo Hotel, na cidade de São Paulo.

 O objetivo do encontro é debater temas fundamentais relacionados aos FIDCs. O evento reúne executivos, profissionais, parceiros, investidores, autoridades, formadores de opinião e interessados no setor para participar e analisar os rumos e tendências do segmento. Irão participar profissionais experientes de vários segmentos, como: investidores, dirigentes de empresas, representantes da reguladora e classificadoras de riscos, além de administradores, custodiantes e gestores do setor, para debater temas como regulação, riscos, oportunidades, transparência e tendências dos FIDCs.

 O 2o Encontro Nacional ANFIDC é uma oportunidade para difundir o desenvolvimento do setor, que tem sido uma alternativa confiável de crédito, principalmente para micro, pequenas e médias empresas no país.

 Entendendo o FIDC

Os FIDCs, também conhecidos como fundo de recebíveis, são fundos de investimentos em direitos creditórios (títulos de crédito originários de operações realizadas em instituições financeiras, indústria, arrendamento mercantil etc.) cujas cotas são vendidas para investidores qualificados.

 Quando um FIDC compra uma carteira de recebíveis de uma empresa, ele está adquirindo o direito de receber o pagamento futuro dos seus clientes, pagando um valor com desconto à vista. Esse tipo de operação ajuda a empresa a ajustar seu capital de giro e operar de forma saudável.

 Dados FIDCs

  • Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios Multicedentes e Mutissacados (FIDCs) têm dado grande contribuição ao mercado como uma alternativa de crédito para empresas de micro, pequeno e médio portes, que representam mais de 97% das empresas no país, além de ser uma grande fonte de empregos.
  • Desde o primeiro registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 2004, 253 fundos entraram em funcionamento.  Atualmente, existem 210 FIDCs Multicedentes e Multissacados em operação.
  • O mercado de FIDCs Multicedentes e Multissacados obteve taxa de crescimento, em volume total de Patrimônio Líquido (PL), à média de 18% ao ano, nos últimos cinco anos. Em 2016, apesar das dificuldades econômicas, o setor cresceu 12,64% no ano, perfazendo um total de R$ 11 bilhões de PL, no período, de acordo com a Uqbar.
  • Investidores consideram os FIDCs como um investimento extremamente interessante e as empresas de rating têm feito uma boa avaliação do produto.
  • A atividade é fiscalizada por diversas instituições, incluindo o órgão regulador maior que é a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes