Menu

Nexxera amplia alcance das soluções para pagamentos eletrônicos

Nexxera amplia alcance das soluções para pagamentos eletrônicos

Aplicações suportadas ultrapassam as dos moedeiros tradicionais

Em número crescente, novos produtos na área de “m-payment” são lançados no mercado, impulsionados sobretudo pela disseminação sem precedentes da mobilidade na vida cotidiana, o que hoje inclui as camadas populacionais de renda mais baixa. Foi neste cenário que a Nexxera buscou ofertar funcionalidades adicionais em seu portfólio de soluções de pagamentos, o que significou, entre outras estratégias, celebrar parcerias que possibilitassem multiplicar as aplicações e o universo de usuários.

Edson Silva, presidente da empresa, lembra que numerosas empreitadas em curso no mercado são limitadas, prendendo-se muito mais à ideia de quitar contas com moedeiros eletrônicos, envolvendo pequenos valores no pagamento, por exemplo, de táxis e restaurantes. “A maior parte das iniciativas se restringe a usos isolados, em comunidades e cidades, sem grande abrangência”, constata ele.

Procurando ampliar o alcance de suas soluções e ganhar escala, a Nexxera, em meio a outros passos, tornou-se parceira da MFS, joint-venture entre Mastercard e Vivo que lançou a carteira móvel Zuum, voltada ao público que compõe a base da pirâmide social. Com esta ferramenta, o cliente desfruta dos recursos de um cartão pré-pago, disponível em duas versões: o plástico, dando conta da questão cultural, e a mobile, que permite acessar o crédito via celular.

Figuram entre os serviços oferecidos transferências de dinheiro, saques, depósitos e consultas de saldos. Por meio de um gateway de pagamento mobile, construiu-se um canal que propicia a quitação de contas de concessionárias públicas no setor de “utilities”. “O projeto tem uma amplitude significativa. Estamos integrados a 73 bancos, a comunidades de adquirentes e a gateways”, detalha Silva.

Aproveitando a experiência da MFS, a desenvolvedora criou a NexxPago, pertencente ao Grupo Nexxera, que busca justamente trazer os cartões para o mundo móvel. Assim, fica possibilitado o uso da tecnologia NFC com o celular, ou então apoia-se a integração dos dispositivos com os recursos de mobilidade que estão sendo hoje adicionados aos POS. A solução permite, por exemplo, realizar um pagamento com uma mensagem. Pode-se usar também um celular desempenhando o papel de POS, acomodando transações de dispositivo para dispositivo.

Dessa maneira, completa o entrevistado, “a Nexxera criou todo o processo de adquirência, via mobile, junto a uma processadora/administradora/autorizadora de cartões para o mundo pré-pago. Isso permeou diversos projetos, que estão integrados às nossas soluções de pagamentos”.

Neste semestre, revela Edson Silva, serão anunciadas algumas outras parcerias que estão sendo constituídas para atender nichos de mercado, o que inclui bandeiras e “private labels” que querem valer-se da mobilidade para facilitar a vida dos usuários.

“Estes são os principais investimentos que estamos fazendo agora. Eles nos permitem compor as cadeias de valor dos nossos clientes, contemplando não só as pessoas jurídicas, mas também as físicas. Entramos em mercados onde existe uma relação muito forte com pessoas físicas, como no caso das grandes redes de varejo, adquirentes e carteiras PF de bancos”, conclui ele.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes