Menu

Grupo XP inaugura espaço dedicado ao squads

Grupo XP inaugura espaço dedicado ao squads

O ambiente possui o LAB, para promover a integração e estimular a criatividade de grupos multidisciplinares

O Grupo XP inaugura um andar dedicado aos squads, em sua sede, em São Paulo. Trata-se de um espaço que une profissionais com diferente habilidades e que trabalham com objetivos específicos.

O andar possui ainda o LAB, ambiente destinado a todos os funcionários da empresa, para promover a integração dos times e o constante estimulo à criatividade e troca entre as equipes.

A decisão de estabelecer um espaço a esses grupos multidisciplinares reafirma o compromisso da XP em buscar soluções originais, inovadoras e ágeis para seus clientes e colaboradores.

Os primeiros squads da empresa foram formados no final de 2017, para iniciar a metodologia de desenvolvimento ágil que o grupo estava implementando.

Atualmente, já são quase 50 times com mais de 430 colaboradores atuando nesse formato. Os pequenos grupos reúnem talentos que se complementam e atuam de forma colaborativa para otimizar as entregas e simplificar processos, além de trazer uma maior integração entre as áreas de Tecnologia e negócios. Assim, todo squad possui, por exemplo, um Product Owner, User Experience/ User Interface designers (responsáveis por criar interfaces focadas na melhor experiência e interação do usuário), time de desenvolvimento (DEV team), Tech lead, analista de testes e Agile coach.

Segundo Thiago Maffra, sócio e CTO do Grupo XP, as alterações vieram principalmente após o Grupo XP perceber que, para acompanhar as rápidas transformações do mercado financeiro, motivadas sobretudo pelo surgimento de startups, seria necessário adaptar o ambiente da empresa para que fosse possível responder com rapidez aos estímulos de mudança.

“Junto disso, realizamos também uma grande transformação no mindset dos times, colocando cada vez mais o cliente no centro das decisões visando ser mais assertivo na entrega de experiências e soluções”, explica.

Além da formação dos grupos multidisciplinares, foram implementadas as metodologias Lean e Scrum para dar mais agilidade aos processos, complementadas por investimentos em capacitações constantes, ambientação, gestão de pessoas e ações que estimulem autonomia e inovação.

“Mais do que mudar a forma de trabalho, há a construção de um novo mindset. Os impactos têm sido positivos ao negócio e à cultura, que vem se transformando em toda a XP”, conclui Maffra.

Com uma nova estrutura dedicada aos squads e buscando por mais inovação, o Grupo XP também está procurando atrair um novo perfil de profissionais, principalmente na área de tecnologia.

Os profissionais precisam ter foco no cliente, empatia, colaboração e abertura para novos desafios.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes