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Mobilidade, mídias sociais e “cloud” convergem na operação dos bancos

Mobilidade, mídias sociais e “cloud” convergem na operação dos bancos

Difusão de aplicações ainda esbarra na preocupação com a segurança da informação

 

Quando o assunto é a difusão da mobilidade nas instituições financeiras, bem como no conjunto das organizações, está-se falando, cada vez mais, da convergência desta vertente com duas outras: as redes sociais e a “cloud computing”. Resta, porém, transpor o desafio da proteção dos dados para que as aplicações integradas decolem efetivamente.

Falando inicialmente das redes sociais, Flavio Leomil Marietto, gerente sênior de Serviços Digitais / Mobilidade da Capgemini, nota que estas mídias deflagraram uma verdadeira revolução que vem agitando o mercado e, principalmente, o segmento bancário, tendo-se transformado em um importante canal de relacionamento com os clientes.

Porém, ressalva ele, “por enquanto só estão sendo disponibilizadas funcionalidades de realidade aumentada e informações institucionais, sem muitas transações disponíveis por questões de segurança que precisam ser amadurecidas”. Seja como for, constata o entrevistado, trata-se de uma rica fonte de informação para compor a chamada “jornada do cliente”, pela qual podem ser analisados comportamentos e propensões por meio de um sistema analítico eficiente.

No que concerne à “cloud computing”, afirma Marietto, as aplicações vêm crescendo, mas respeitando as limitações territoriais que estão associadas às leis locais, o que impede muitas vezes a utilização de “data centers” em outros países que não respeitam a legislação brasileira.

“Com a utilização de canais como a Internet, a mobilidade e a necessidade dos serviços estarem disponíveis 24 horas todos os dias, a nuvem tem surgido como uma solução interessante”, constata o gerente sênior da Capgemini. Entretanto, pondera ele, as organizações estão evoluindo de forma tímida nesta área, mais uma vez devido à preocupação com o sigilo e a integridade dos dados.

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