Menu

SAP Forum comprova avanços nas tecnologias de transformação digital

SAP Forum comprova avanços nas tecnologias de transformação digital

Accenture, T-Systems, Origen, Vivo, Huawei, DocuSign, TCS, Microsoft, Softtek, Sonda e Aielo estão entre os expositores presentes ao evento

Do lado da oferta dos fornecedores de TI, a transformação digital vai ganhando contornos reais sob a forma de soluções e serviços avançados que visam acelerar a adesão das empresas a este novo mundo emergente. A 21ª edição do SAP Forum, que está sendo realizada entre os dias 12 e 13 de setembro, no Hotel Transamérica, está comprovando decididamente esta tendência.

Além dos portfólios em exposição, o evento é composto por numerosas palestras e sessões sobre os mais importantes temas atuais, divulgação de casos de sucesso e show cases. Toda esta movimentação reforça o fato de que a digitalização já vem mudando o perfil da TI, a experiência dos clientes, os processos e as culturas internas das organizações e, como corolário, os modos de fazer e gerir os negócios.

A seguir, o portal de Executivos Financeiros, faz um breve apanhado das soluções e abordagens oferecidas por alguns dos principais fornecedores presentes ao SAP Forum deste ano, incluindo empresas como Accenture, T-Systems, Origen, Vivo, Huawei, DocuSign, TCS, Microsoft, Softtek, Sonda e Aielo. 

ACCENTURE – A provedora teve porta-vozes em sete palestras, abordando temas como o novo consumidor na era digital; transformação digital por meio do S/4HANA e SAP Leonardo; Sourcing e Compras com o SAP Ariba; inteligência artificial, internet das coisas e gamification aplicados na logística, dentre outros. 

Nesta edição, a Accenture também está exibindo em seu estande mais de 10 protótipos e demos dedicados aos mais variados segmentos, com a aplicação de tecnologias como inteligência artificial, robotização e realidade aumentada. Entre os demos/protótipos expostos, estão:

o Virtual Bionics: MVP ganhador do Accenture SAP Hackathon, criado utilizando SAP Leonardo, realidade virtual e dispositivos vestíveis, com o objetivo de proporcionar uma experiência inovadora para o processo de fisioterapia de pacientes com amputações.  

o Field Force Augmented Maintenance: Uso de realidade aumentada (por meio de tablet) e IoT (tubulações/aquário) para executar ordens de manutenção no campo – para vazamentos de água e também para abertura de notificações (caso seja detectada ocorrência enquanto outra atividade está sendo realizada).

o Coffee Maker + Bionic Bartender: Para oferecer café e drinks customizados feitos por robôs, os protótipos podem ser acionados por meio de comandos de voz e/ou wristbands (pulseiras com sensores).  

o Robôs: Uso de um braço robótico para movimentar peças, fazer gravações a laser e escrever/desenhar, além de outras funcionalidades.

o Smart Shelves: Utilizando Inteligência Artificial (Machine Learning e Video Analytics), esta demo mostra o varejo do futuro, com visão computacional para controle de estoque e execução de varejo, análise preditiva de reposição de estoque e experiência de compra sem check out. Tudo isso com a ajuda dos serviços e plataformas proporcionadas pelo SAP Leonardo.  

T-SYSTEMS – Provedora alemã com amplo portfólio digital de soluções e serviços de TI, a empresa está expondo durante a edição 2017 do SAP Forum sua primeira solução para pontos de venda baseada em realidade aumentada, a SAP AR. O diferencial é a integração nativa com sistemas SAP, como o sistema de gestão SAP S/4HANA e a plataforma de mobilidade SAP Fiori.

Desenvolvido sobre a plataforma ARKit, da Apple, a SAP AR vai permitir aos desenvolvedores de soluções para o comércio construírem lojas virtuais integrando o front end diretamente com os sistemas de gestão da SAP. “Além disso, eles poderão criar experiências de realidade aumentada para iPhone e iPad”, explica Fábio Siqueira, diretor de TI da unidade de desenvolvimento de aplicativos móveis da T-Systems Brasil.

Para apresentar a SAP AR, o estande da T-Systems no SAP Forum contou com quatro iPads por meio dos quais os usuários poderão vivenciar a experiência de escolher e customizar, na tela do celular ou do tablet, produtos que vão desde roupas até carros e empilhadeiras. Uma vez escolhido e customizado e produto, eles poderão acompanhar os dados sendo enviados para a plataforma SAP HANA e transformados em ordens de compra no SAP S/4HANA.

“Também temos três monitores onde estes usuários poderão acompanhar todo o processamento destes dados no sistema de gestão SAP”, lembra Siqueira. A simulação permitirá, também, consultar os dashboards corporativos no app SAP AR, onde todos os dados de vendas e produção poderão ser acompanhados no tablets ou no iPhone dos usuários.

Além da solução SAP AR, a T-Systems Brasil apresenta também o app com o seu portfólio completo de soluções. Desenvolvido pela área de marketing da companhia, o aplicativo replica o formato de cardápio e servirá como material de apoio para as equipes de campo.

O aplicativo tem como base o “Menu para a Transformação Digital”, conceito que está permeando toda a comunicação da empresa com clientes e parceiros. A head de marketing da T-Systems Brasil, Claudia Forgas, lembra que um dos grandes desafios enfrentados hoje pelas empresas de TI é mostrar, de forma clara, de que forma suas soluções se encaixam às necessidades de seus clientes. “Para isso deixamos de lado a complexidade dos gráficos e powerpoints técnicos e adotamos um formato que todos conhecem: um menu”, salienta. 

ORIGEN, VIVO e HUAWEI - Parceira global de produtos e serviços SAP, a Origen anuncia durante o SAP Forum a disponibilidade da solução SAP TDF (Tax Declaration Framework) como serviço para o mercado brasileiro. A primeira oferta da solução no modelo SaaS (Software as a Service) chega às empresas brasileiras graças a uma parceria firmada entre a Origen, a Vivo e a Huawei.

O diretor da Origen no Brasil, Eduardo Garufi, explica que a solução ficará hospedada no data center da Vivo em São Paulo e será acessada via infraestrutura fornecida pela Huawei. “Esta parceria vai nos permitir oferecer a solução como serviço”, assinala. Na prática, as empresas que adquirirem a solução fecham um contrato por tempo, pagam uma taxa para a provisão do serviço e conexão com o ambiente e, a partir daí, pagam uma mensalidade que vai abranger itens como manutenção mensal, licenciamento, suporte e atualizações.

“Atualmente as soluções em nuvem são uma forte tendência do mercado. Por meio das soluções de Cloud Computing da Vivo, as empresas têm acesso a um Data Center Tier III e a uma infraestrutura de alta tecnologia, tendo somente um custo proporcional à utilização, tornando-as mais competitivas e possibilitando que os investimentos sejam direcionados para seu negócio”, observa o diretor de Marketing e Produtos B2B da Vivo, Ricardo Hobbs.

“A Huawei coopera globalmente com a Telefonica em uma plataforma de computação em nuvem pública, baseada em OpenStack. A Origen Tech é um parceiro estratégico para a Huawei porque agrega um importante módulo de SaaS para complementar a oferta de infraestrutura, abrindo as portas no mercado de soluções SAP para os potenciais clientes das PMEs e grandes empresas” comenta Erik Schanz, gerente sênior de marketing da Huawei Brasil.

De acordo com Garufi, está é possivelmente a primeira oferta do SAP TDF como serviço no mercado brasileiro. “O valor da mensalidade vai variar conforme o tamanho da empresa e o volume de documentos gerados”, diz. De todo modo, o executivo garante que o preço será um diferencial, uma vez que no modelo clássico de licenciamento e implementação on-premise um projeto como este fica na casa dos milhões de reais. 

DOCUSIGN – Atuante na categoria Digital Transaction Management (DTM), a DocuSign é patrocinadora do SAP Forum Brasil por acreditar na importância da transformação digital para empresas de todos os segmentos e portes, mensagem principal do evento deste ano.

A empresa está apresentando suas soluções para enviar, assinar, rastrear e reter documentos na nuvem de forma rápida e segura, entre elas aquelas integradas com a SAP. A companhia também comandou a palestra “Descubra como ter mais resultados com a transformação digital da DocuSign nos processos de assinatura de contratos e documentos”, no dia 12 de setembro.

O mercado da transformação digital deve movimentar cerca de US$ 30 bilhões até 2020, segundo a Aragon Research. E, para incentivar este movimento global, a DocuSign uniu sua liderança em assinatura eletrônica e digital com a SAP, integrando seus produtos com algumas das plataformas da companhia, permitindo que documentos se mantenham digitais e sejam enviados diretamente para a assinatura dentro das plataformas.

As integrações com as soluções SAP permitem que o cliente possa enviar e receber as assinaturas de documentos sem sair dos sistemas SAP para gerenciar suas transações, o que torna o processo mais rápido e seguro. É possível assinar com DocuSign direto do Ariba Contract Management, SAP SuccessFactors Recruiting e Onboarding, SAP Hybris Cloud for Sales, e SAP Fieldglass. Todos os produtos estão sendo demonstrados no estande da DocuSign durante o evento. 

TCS – A múlti indiana está lançando no Brasil três novas soluções voltadas para o mundo SAP, baseadas na tecnologia HANA. São elas: TCS Smart Maintenance, que habilita a manutenção proativa dos ativos da empresa com SAP HANA Avanced Analytics e fornece uma visualização intuitiva; TCS HANA Command Suite (HCS), que provê KPIs (Principais Indicadores de Desempenho, na sigla em inglês) de administração do Banco de Dados HANA, com base nas ferramentas HANA DB Analyzer e HANA Monitor; e também desenvolvimentos chamados de TCS Apps usando Fiori, voltados para o SAP Solution Manager. 

Além disso, a companhia realizou, na quarta-feira, 13 de setembro, uma palestra sobre transformação de negócios em tempo real e aumento da mobilidade das empresas por meio do SAP S/4HANA. Foram responsáveis pela apresentação os executivos Vinod K Kondapalli, TCS Global S/4HANA Solution Architect, e Adriana Bonora, responsável pelo TCS SAP COE (Center of Excellence) para América Latina; e integrante da equipe de Bruno Folly, TCS SAP Head para América Latina. 

“SAP é uma das principais áreas de atuação da TCS. Escolhemos apresentar as novas soluções ao mercado em um evento do porte do SAP Forum, para, junto com essa comunidade, discutirmos o futuro dessa indústria no Brasil e na América Latina, onde queremos ampliar nossos negócios cada vez mais”, comenta Tushar Parikh, Country Head da TCS para o Brasil.  

Para se ter uma ideia da representatividade deste setor dentro da empresa, no último relatório anual da TCS, a área da qual SAP faz parte foi responsável por 17,6% do faturamento total de US$ 17,6 bilhões. Diante deste quadro, a companhia - que é anualmente patrocinadora premier do evento SAPPHIRE, nos Estados Unidos - participa, pela primeira vez, do SAP Fórum. 

MICROSOFT e SOFTTEK – Ambas as empresas fecharam uma parceria para incorporarem em sua oferta a migração do sistema de gestão empresarial SAP para o Azure, a plataforma de nuvem da Microsoft.  A partir de agora, a Softtek pode habilitar para sua base de clientes no Brasil os benefícios da migração do SAP para o Azure, como redução de custos, segurança, escalabilidade e eficiência nos processos de TI.

O acordo gera para as empresas melhorias tecnológicas, como na elasticidade do uso de servidores em um pico de vendas, em operações de missão crítica, além de vantagens financeiras, por pagarem apenas o que consumirem da nuvem. A parceria foi oficializada no SAP Fórum.

“A Microsoft tem um trabalho consistente na nuvem, inclusive temos clientes que já realizaram a migração do SAP para o Azure e registraram índices importantes de economia. Hoje, todos os nossos clientes procuram soluções sólidas para otimizar seu negócio e a nossa parceria certamente preenche esta exigência, a qual identificamos diariamente no mercado em conversas com líderes de TI de todos os segmentos”, diz Miguel Saldivar, CEO da Softtek Brasil.

A parceria acontece em um momento estratégico para a Microsoft, que busca alavancar o relacionamento com o ecossistema de parceiros. “Os parceiros da Microsoft são fundamentais em nosso modelo de negócio para levarmos o Azure a novos setores, otimizando as operações de TI das empresas. Estabelecemos o acordo com a Softtek justamente pela expertise que possuem com diversas indústrias, aumentando nosso alcance”, afirma o diretor de Nuvem da Microsoft Brasil, Roberto Prado. 

SONDA - A múlti está lançando o SONDA Digital Intelligence durante a 21ª edição do SAP Forum. Trata-se de uma nova célula de inteligência digital, que está sob o comando do diretor de Analytics & Big Data, Eduardo Pugliesi. Ela traz soluções baseadas no SAP Leonardo, iniciativa recém-lançada pela gigante alemã que é composta de novas tecnologias, tais como Internet das Coisas (IoT), Machine Learning (Inteligência Artificial), Funções analíticas (Métricas), Big Data, Blockchain e Inteligência de Dados.

As primeiras ofertas da SONDA nesta linha focam nas práticas de marketing intelligence e na precificação em tempo real. Tudo isso sem a necessidade de reconstruir todos os sistemas legados, já que as soluções integram-se com o SAP Hana.

Para os segmentos nos quais os produtos comercializados são direcionados aos usuários finais, como por exemplo celular, TV por assinatura, varejo e até mesmo serviços financeiros, o que define a captação e a fidelização é a jornada do cliente "Hoje, as empresas ainda não adotaram a inteligência digital sobre o perfil do usuário, apresentando certa inércia em relação ao modelo de atendimento dos clientes e às campanhas sob medida que atraiam e retenham os consumidores. O modelo que estamos disponibilizando possibilita um crescimento sustentável nas vendas por meio dos benefícios da inovação e do relacionamento", explica Pugliesi.

"A proposta de Digital Intelligence da SONDA visa entender e proporcionar soluções integradas que unam as informações do universo digital ao físico, ou seja, promovemos as ferramentas e as práticas para o cliente conhecer seu consumidor a partir do perfil online, permitindo o acesso a uma quantidade de variáveis coletadas no universo online que enriquecem muito o perfil target. Com essas informações é possível gerar estratégias comerciais sob demanda, tanto nos meios digitais quanto no mundo físico", finaliza o executivo. 

ALELO - Bandeira especializada em benefícios e gestão de despesas corporativas, a Alelo também aderiu à 21ª edição do SAP Forum Brasil. Soraya Bahde, diretora de Gente e Inovação da Alelo, participou do painel “Como as tecnologias estão contribuindo com os processos de gestão de talentos”. Também participam do debate Paula Jacomo, SVP América Latina de Recursos Humanos na SAP, e Ana Claudia Ramos, Diretora de Relações Humanas Brasil e Argentina na Continental Automotiva.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes