Software

Caixa integra o desenvolvimento de software


Ideia era que todos os envolvidos nos projetos passassem a ter acesso ao andamento das atividades

Por: Redação em 17 de Agosto de 2012

De olho em uma transparência maior na gestão de processos, a Caixa Econômica Federal começou a iniciativa “Desenvolvimento Colaborativo de Software”. Com custo de R$ 4,2 milhões, o projeto buscou consolidar as informações sobre o andamento das atividades efetivadas pelos staffs, bem como promover maior sintonia com as demais ferramentas usadas ao longo do ciclo de vida.

Segundo Bárbara Tamisa da Silva, consultora matriz da Gerência Nacional de Arquiteturas de Soluções e Integração (Gesol) da Caixa, a ideia era que todos os envolvidos nos projetos passassem a ter acesso ao andamento das atividades e interagissem para realizá-las.

Conforme relata Bárbara a empreitada havia sido deflagrada em janeiro de 2010 com foco inicial na governança do desenvolvimento. “Porém, a partir do uso da ferramenta IBM Rational Team Concert na gestão das atividades da área, e considerando a existência de três sites de desenvolvimento na Caixa, vislumbramos a possibilidade de também potencializar o trabalho colaborativo”, assinala ela

Consumiram-se 12 meses com definições de processos, customização de ferramentas, treinamentos e instalação dos pilotos, mais dois anos para a implantação geral.

Um dos principais desafios enfrentados, diz Bárbara, foi a adaptação cultural das equipes ao novo ambiente, o que demandou um grande esforço. “Essa mudança foi viabilizada através de demonstração dos benefícios trazidos pela forma colaborativa da ferramenta”, diz ela.

Além de deixar os processos mais rápidos, o projeto que ganhou o prêmio e-finance deste ano na categoria “Engenharia de Software” tornou os processos transparentes e a qualidade da gestão melhor. “Tornou possível controlar melhor as ações e as entregas e dispor de indicadores e relatórios online”, conclui ela.

    ENVIAR COMENTÁRIO

Você precisa estar logado para comentar a notícia. para logar ou cadastre-se aqui.
  • COMENTÁRIOS
  • (0)