Tecnologia da Informação

Cientista de dados, um profissional em falta


Expertise analítica e conhecimento de estruturas de dados são requisitos

Por: Irineu Uehara em 13 de Dezembro de 2013

Uma das dificuldades mais sentidas nos projetos com Big Data é a carência de profissionais – que alguns preferem denominar de “cientistas de dados” – aptos a interpretar as avalanches de informações e delas extrair “insights” que sejam realmente valiosos para as empresas, a fim de alavancar os negócios-fim ou para aprimorar os processos de governança e de gestão de riscos.

As questões inescapáveis que se colocam são, portanto, qual o perfil ideal que estes técnicos refinados têm de ostentar e de que modo forjar estes profissionais na quantidade necessária, na medida mesma da multiplicação das empreitadas na área.

A juízo de Marcos Pichatelli, gerente de produtos de High-Performance Analytics do SAS Brasil, “toda inovação provoca esse tipo de carência, mas esses especialistas já estão no mercado, esperando apenas para serem descobertos”. Para ele, os três atributos básicos para o desempenho desse papel são: formação analítica, conhecimento de estruturas de dados e interesse em questões de negócios. “Claro que outros atributos podem ser adicionados, mas esses são indispensáveis”, acrescenta.

Ao conversar com as pessoas envolvidas com Big Data em numerosas empresas, o executivo conta ter notado que muitas já estão construindo núcleos de desenvolvimento dessa nova “disciplina” e de formação ou aperfeiçoamento desses profissionais.

Não há receita testada, destaca Pichatelli, e cada organização está explorando suas peculiaridades para gerar pilotos de “Big Analytics”. “Esse é o segredo. Não dá para aprender e depois fazer. É preciso criar os projetos com foco, mas com liberdade para experimentação. Afinal, estamos falando de usar Big Data para introduzir inovação na maneira como as empresas fazem negócios!”, salienta.

    ENVIAR COMENTÁRIO

Você precisa estar logado para comentar a notícia. para logar ou cadastre-se aqui.
  • COMENTÁRIOS
  • (0)