Menu

Encontro da Abrint debate questões regulatórias e transformação digital

Encontro da Abrint debate questões regulatórias e transformação digital

Entre os principais assuntos a serem debatidos, estão o compartilhamento de infraestrutura, financiamento para expansão da banda larga e expectativas para o 5G

A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint)promove 11ª edição do seu Encontro Nacional de Provedores, o principal e maior evento do setor na América Latina. Seguindo a tradição dos últimos anos, o encontro de três dias ocorrerá de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Neste ano, a associação trará mais de 150 expositores e tem a expectativa de que o número de participantes supere o de 2018 (cerca de 6 mil). Entre os principais assuntos a serem debatidos, estão: o compartilhamento de infraestrutura; financiamento para expansão da banda larga; expectativas para o 5G e fusões e aquisições.

Como de costume, o Encontro Nacional de Provedores traz as principais autoridades do segmento de Telecom, entre elas representantes do governo, associações, empresas e especialistas, para dialogar e debater sobre os rumos, desafios e oportunidades para o setor. Esse ano, foram convidados nomes como Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Comunicações e Inovações (MCTIC); Leonardo Euler, presidente da Anatel; Ricardo Rivera, diretor do departamento de TICs do BNDES; e Wardner Maia, presidente do LACNIC (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe), entre mais de 70 palestrantes.

"2018 foi um ano de grande importância para o mercado brasileiro de telecomunicações. Percebemos um aumento de, aproximadamente, 1,5 milhão de novos usuários de internet no país, sendo que 83% das conexões são creditadas aos provedores regionais. A fibra óptica também teve um papel de destaque, se tornando o método favorito de conexão domiciliar à internet, com 138 novas cidades brasileiras registrando acesso por meio desta tecnologia. Para 2019, nossa expectativa é de crescimento contínuo do mercado de banda larga (principalmente devido aos esforços dos pequenos provedores, que levam as instalações para as regiões mais afastadas ou de pouco interesse das grandes operadoras), aumento do número de fornecedores e mais cidades brasileiras conectadas pela fibra", afirma Basílio Perez, diretor da Abrint.

Programação do evento

Durante os três dias de evento, os temas mais relevantes para o atual momento das telecomunicações serão abordados. No dia 5 de junho, primeiro dia do encontro, pela manhã, serão realizados os painéis "Compartilhamento de infraestrutura: postes, preços e alternativas"; "A construção de redes em parceria com a RNP" e "O desafio de financiar a expansão da banda larga". Às 14h ocorrerá a abertura oficial do evento, seguida da palestra de Vitor Menezes, secretário de telecomunicações do MCTIC, às 15h.

O segundo dia do evento, 6 de junho, será aberto com o painel "5G: ameaça ou oportunidade? Os provedores vão poder participar do leilão das frequências?". Ainda pela manhã, serão debatidos os temas "Benefício ou armadilha: os convênios de ICMS são benéficos para os provedores?" e "Conheça o trabalho feita pela ABRINT na defesa de interesses do provedor regional". Após a pausa para o almoço, encontro abordará os "Novos desafios para novos tempos: transformação digital e valorização da diversidade".

Na sexta-feira (07 de junho), último dia do encontro, a Abrint trará assuntos ligados a gestão dos negócios, como "Deixando de ser técnico e tornando-se gestor","Vender também é uma ciência. Construa uma área comercial de alta performance"; "Fusões e aquisições chegam para os provedores. Como se preparar?" e"Pessoas, cultura e performance, a estratégia do Vale do Silício". Para encerrar o evento, a associação traz representantes de associações parceiras da América Latina para o painel "Conheça o mercado latino-americao de ISPs e as oportunidades de negócio". Workshops para provedores de internet

O evento contará com uma Programação de Workshops, com o objetivo de estimular o debate sobre assuntos diversos (gestão de negócios, marketing, área técnica, entre outros) e oferecer treinamentos. Essa edição também contará com um Workshop do Abrint Mulher, movimento associativo empresarial, organizado por mulheres, com o objetivo de estimular as melhores práticas de gestão e fortalecer a participação das mulheres no setor de Telecomunicações.



 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes