Menu

Banco Central faz alertas sobre compras de moeda estrangeira Destaque

Banco Central faz alertas sobre compras de moeda estrangeira

Para evitar fraudes, as pessoas devem procurar instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio

As pessoas que pretendem viajar para o exterior precisam atentas na hora de comprar moeda estrangeira para não cair em golpes.

O alerta do Banco Central vale também para os investidores. A recomendação é de que operações de câmbio seja realizadas apenas em instituições financeiras que têm autorização do Banco Central para operar no mercado de câmbio.

A lista inclui bancos e corretoras, além de correspondentes cambiais, que são empresas contratadas pelas instituições autorizadas para prestarem serviços em seu nome.

O Banco Central reforça que a compra de moeda estrangeira pode ser presencial ou feita pela internet – com uso de aplicativos para dispositovs móveis – ou mesmo em terminais de autoatendimento (ATM).

Segundo o Banco Central, é importante consultar o Valor Efetivo Total (VET), que considera a taxa de câmbio, os tributos incidentes e as tarifas eventualmente cobradas.

O VET fornece ao cliente informações sobre o quanto ele vai efetivamente desembolsar na operação e permite comparar os preços disponíveis no mercado para compra e venda de moeda estrangeira.

O aplicativo Câmbio Legal (para tablets e smartphones), desenvolvido pelo Banco Central, ajuda a encontrar os pontos de câmbio em todo o país, utilizando informações fornecidas pelas instituições autorizadas a operar em câmbio.

Outra alternativa é efetuar pagamentos com a utilização de cartão de uso internacional, oferecido pelos bancos. Também podem ser feitos no exterior saques de moeda estrangeira diretamente em caixas eletrônicos conveniados a seu banco.

O valor do saque será convertido em reais e cobrado na fatura no caso de saque a partir do cartão de crédito ou debitado de sua conta no Brasil (cartões com função débito).

Os pagamentos também podem ser realizados por meio de cartões pré-pagos em moeda estrangeira emitidos por bancos e corretoras. 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes