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Ferramenta de BPM agiliza processos na concessionária Remaza

Ferramenta de BPM agiliza processos na concessionária Remaza

O tempo de faturamento dos veículos caiu de dez para apenas dois dias

O Grupo Remaza, que possui 20 concessionárias de veículos em São Paulo, vem obtendo resultados expressivos com o uso da solução de BPM (sigla em inglês de gerenciamento de processos de negócios), da Vianuvem.

Com a solução Vianuvem BPMS, reduziu de dez para apenas dois dias o tempo faturamento dos veículos e registrou economia de R$ 8 mil por mês com custos de impressões e cópias de documentos.

Outro resultado expressivo foi a redução de 90% de juros e multas por atraso de pagamentos. A equipe da área financeira foi reduzida pela metade e os gastos com motoboys e malotes ficaram abaixo dos R$ 20 mil por mês.

No Grupo Remaza, a plataforma  BPM é utilizada por mais de 700 funcionários, nos processos de vendas, faturamento e compra, contas a pagar e a receber, tesouraria e despachante.

“O vendedor imputa todas as informações no BPM e, por meio de uma fila de aprovações on-line, o veículo é liberado pelo despachante”, explica Fredy Evangelista, CEO da Vianuvem.

Dessa forma, diz o executivo, todo o fluxo de venda das concessionárias se tornou rastreável e ficou bem mais fácil monitorar e resolver erros ao longo do processo.

Atualmente, 65% dos carros vendidos no Brasil tem um veículo seminovo na troca e, em média, essa venda envolve a entrega de 50 documentos por cliente, com cópias, impressões e malotes.

“A utilização do BPMS nas nossas concessionárias melhorou a comunicação entre os setores, integrando as áreas e otimizando o tempo de rotina das atividades dos colaboradores”, destaca Alexandre Zaninotto, proprietário do Grupo Remaza.

Segundo ele, por meio da centralização do faturamento de veículos, foi possível reduzir gastos, ter uma gestão mais ágil e eficiente, otimizar as vendas e oferecer uma experiência melhor de compra para os clientes, via processos menos burocráticos.

Além disso, a tecnologia do Vianuvem possibilitou a aprovação de documentos por meio de um aplicativo. “Dessa forma, os gestores podem auditar os processos à distância, o que torna mais fácil a expansão dos nossos  negócios para fora de São Paulo”, finaliza Zaninotto.

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