Menu

Consumidor mostra-se mais conservador em dezembro

Consumidor mostra-se mais conservador em dezembro

Índice de Intenção de Financiamento apresentou queda

Atitude do paulistano deve-se ao cenário econômico incerto

A Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apontou que o consumidor paulistano mostrou-se mais conservador no mês de dezembro de 2014 do que em dezembro de 2013 quanto à tomada de crédito.

Pelo terceiro mês consecutivo, o Índice de Intenção de Financiamento apresentou queda, de 22,4 pontos em novembro, para 21,3 pontos, em dezembro (5%). Em relação a dezembro de 2013, o recuo foi de 17,9%.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, diante de um cenário econômico incerto o consumidor se comportou de forma conservadora. Por isso, se endividou menos e poupou mais. Apesar de significar retração econômica e queda da confiança, não cria riscos para o mercado de crédito. O ponto negativo, para o comerciante, é que essa mudança de comportamento do consumidor paulistano ocorreu justamente no momento mais importante para o varejo, o Natal.

O Índice de Segurança de Crédito, que mede a capacidade do consumidor de pagar dívidas a partir de reservas financeiras, também apresentou diminuição na comparação mensal, embora a tendência observada nos últimos meses seja de crescimento. O indicador passou de 90,1 pontos, em novembro, para 89,2 pontos, em dezembro. Entre os consumidores endividados, houve um aumento de 1,4%. Quanto aos consumidores não endividados, houve uma queda de 2,8%.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes